Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 17/05/2018 14:46
Por: Redação

Recanto Maestro se tornou distrito pela segunda vez

O Recanto Maestro é o primeiro distrito brasileiro a ter gestão compartilhada entre as iniciativas pública e privada.

O Recanto Maestro se tornou distrito pela segunda vez. A localidade da Quarta Colônia, que fica no limite territorial entre São João do Polêsine, Silveira Martins e Restinga Sêca, era reconhecida como distrito apenas em Polêsine. Na última segunda-feira, após votação na Câmara de Vereadores, passou a ser também oficialmente distrito de Restinga.

O prefeito de Restinga Sêca, Paulo Ricardo Salerno (PMDB), anunciou, no dia 30 de abril, que o projeto de lei que transformaria o local em distrito da cidade já estava pronto para ser votado. A sessão em que ocorreria a votação, que inicialmente estava prevista para o dia 7 de maio, ocorreu no início desta semana e o projeto foi aprovado por oito votos a zero. Com a aprovação do projeto de lei, a região passa a contar com dois distritos com o mesmo nome de Recanto Maestro. A área onde está localizado o Recanto Maestro possui território pertencente aos três municípios, mas a zona de Restinga Sêca ainda era tratada administrativamente como localidade.

A decisão de transformar a região em distrito se deve ao seu forte potencial de crescimento. Salerno ressalta que a mudança é um passo importante para a urbanização da região, que até o momento é rural, diferentemente do distrito de Polêsine, que já se consolidou como zona urbana. O prefeito restinguense salienta que, além da localidade de Recanto Maestro, o novo distrito será composto, também, por partes das localidades de Santa Lúcia e Santuário. Devido aos investimentos na região, o Recanto Maestro virou alvo de disputa dos municípios.

O caso chegou até a parar na Justiça, em 2010, quando o Ministério Público questionou a quem, de fato, pertenceria o valioso distrito. O Recanto Maestro é o primeiro distrito brasileiro a ter gestão compartilhada entre as iniciativas pública e privada. Com um trabalho voltado à gestão sustentável, é baseado nos princípios da ontopsicologia, ciência criada pelo fundador do complexo Recanto Maestro, o professor italiano Antonio Meneghetti, em 1988. A região chama atenção pela beleza, já que possui grande área verde com mirantes que possibilitam uma bela vista da natureza.

Hotéis, spas, restaurantes e associações constroem o potencial econômico do local. Na área da educação, o distrito também se destaca com a Antonio Meneghetti Faculdade, voltada ao Ensino Superior com bases no ontopsicologia, a Associação Brasileira de Ontopsicologia e a Fundação Antonio Meneghetti, que incentiva a educação e a cultura, além de possuir uma empresa especializada na formação de líderes.