Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 11/01/2018 15:01
Por: Redação

Programa é case no controle da poluição por agrotóxicos

Trata-se do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, desenvolvido pelo SindiTabaco

Nesta quinta-feira (11) comemora-se em todo o País o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. A data foi criada para conscientizar a população quanto aos riscos pelo seu uso indiscriminado e problemas causados ao meio ambiente e à saúde. No setor do tabaco, uma ação itinerante é considerada case de sucesso nesse sentido.

Trata-se do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, desenvolvido pelo SindiTabaco, e que já retirou quase 15 milhões de embalagens do campo em seus 17 anos de atuação, destinando-as para centrais de recebimento e triagem credenciadas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias.

Segundo o coordenador do programa, Carlos Sehn , a coleta beneficia os pequenos produtores integrados ao setor e todas a região. Segundo ele, “ao recolher as embalagens, o programa preserva o meio ambiente, assegurando ainda a saúde e a segurança do produtor e da sua família”.

Até 24 de janeiro, o programa itinerante percorre regiões de Santa Catarina.  O roteiro para o recolhimento no Rio Grande do Sul ainda não foi divulgado.