Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 05/04/2021 12:21
Por: Redação

Novo secretário da Agricultura de Sobradinho fala sobre seus projetos e metas

Dreher apontou várias metas, dentre elas, a instituição de um feira da agricultura familiar por mês na Praça Três de Dezembro

Dando sequência à série de entrevistas com os novos secretários municipais, o programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, ouviu hoje o titular da pasta da Agricultura e Meio Ambiente, Adriano Dreher. Na ocasião, ele avaliou que a escolha de seu nome foi motivada pelo trabalho feito ao longo de 12 anos na EMATER. Dreher apontou várias metas, dentre elas, a instituição de um feira da agricultura familiar por mês na Praça Três de Dezembro. O objetivo, segundo o secretário, é estimular a comercialização e o consumo de alimentos diretamente da agricultura familiar produzidos no município. A iniciativa se somaria a já tradicional Feira das Agroindústrias. Isso, segundo ele, não alteraria a atividade dos atuais feiras que comercialização seus produtos nas quartas e sábados na Feria do Produtor, junto a Praça Cornedo Vicentino.

Adriano Dreher destacou que outro projeto seria investir recursos próprios num programa de açudagem. A meta é construir 25 novos açudes por ano, a fim de amentar a produção de peixes e a reservação de água nas propriedades. O novo secretário também pretende estimular o aproveitamento de dejetos bovinos nas propriedades para adubo orgânico. Ele adiantou que vai propor ainda a criação de um incentivo financeiro para os proprietários rurais que comprovadamente preservarem o entorno das fontes drenadas. Além disso, pretende reativar a agroindústria de pescado de Linha Brasileira, passando sua gestão para o município.

Adriano Dreher salientou que a ideia é também aproveitar as instalações para o abate de frango caipira, a fim de legalizar a venda deste produto diretamente do produtor para o consumidor. Conforme ele, isso é algo que ainda precisa ser estudado, uma vez que é preciso levar em conta a viabilidade legal. Adriano Dreher disse ainda que pretende manter os tradicionais programas como, correção de solo, troca-troca de sementes, horas máquinas e inseminação artificial. Amanhã (06) será a vez do secretário de Obras, Olandir Benardy – o Pequeno.