Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 21/03/2020 11:59
Por: Redação

Mesmo com a chegada do outono a estiagem deve se manter no Estado

Em Sobradinho, conforme dados do departamento técnico das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, a última chuva em Sobradinho aconteceu na quarta-feira, dia 18, com acumulado de 19 milímetros.

  • Foto: Casa da Cultura
  • Foto: Casa da Cultura

Mesmo com a chegada do outono a estiagem deve se manter no Estado. A estação, que normalmente marca a transição do calor para o frio, dessa vez não será sinônimo de diminuição das altas temperaturas. No entanto, ao decorrer do outono, a tendência é de resfriamento gradual do Pacífico, e há possibilidade de La Niña no segundo semestre. No entanto, ainda não há previsão correta por conta da ausência de consenso entre os dados.

Os dias quentes, que normalmente seguem acontecendo ainda em abril e maio, devem ocorrer também em junho. A expectativa da MetSul Meteorologia é de um outono com temperaturas agradáveis, inclusive acima da média histórica para a estação. A chuva deverá ser abaixo da média. A estação será marcada por precipitações irregulares. No entanto, os volumes tendem a aumentar um pouco a medida que for se aproximando o inverno. Assim, não é possível prever, ao menos em curto prazo, reversão rápida do quadro de estiagem vivido pelo Rio Grande do Sul.

Em Sobradinho, conforme dados do departamento técnico das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, a última chuva em Sobradinho aconteceu na quarta-feira, dia 18, com acumulado de 19 milímetros. Continua o alerta da Corsan para a economia de água, pois os poços artesianos que abastecem a cidade estão com os níveis no limite de sua capacidade. O Arroio Carijinho que corta a área urbana, praticamente secou. Resta apenas o esgoto que tem se acumulado em pequenos poços, e a água suja, corre muito fraca entre as pedras. Na Rua Princesa Isabel no trecho que compreende os Bairros Vera Cruz e Rio Branco, o forte mau cheiro é sentido por quem ali trafega, retratando o Arroio que pede socorro.