Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Educação 28/04/2021 12:16
Por: Redação

Aulas nas escolas de Sobradinho serão retomadas segunda-feira

Nas Escolas Estaduais a tendência é que as aulas também sejam retomadas segunda-feira

O governo do Rio Grande do Sul publicou nesta terça-feira (27), em edição extra do Diário Oficial do Estado, o decreto que muda o modelo de Distanciamento Controlado. Dessa forma, todo o Estado permanecerá em bandeira vermelha, o sistema de cogestão seguirá temporariamente suspenso, a salvaguarda regional de bandeira preta extinta e as aulas presenciais permitidas. Em Sobradinho, segundo o secretário municipal da Educação, Ivan Trevisan, as EMEIs, ou seja, as creches, retomarão as atividades na próxima segunda-feira, dia 3 de maio, observando turnos escalonados: metade dos alunos pela manhã das 7 e meia às 11 e meia, e outra na parte da tarde das 13 às 17 horas. Do pré ao 9º ano, o Ensino será híbrido, ou seja, as turmas serão divididas em dois grupos, revezando uma semana presencial para cada grupo. Ivan Trevisan adianta que novos ajustes deverão ser feitos nos próximos dias.

Já o Coordenador Regional de Educação da 6ª CRE de Santa Cruz do Sul, Luiz Pinho de Moura, disse que ao longo desta quarta-feira (28) terá reuniões com os diretores das Escolas Estaduais e com os Secretários Municipais de Educação, para debater o retorno das aulas presenciais. Conforme ele, o governo do Estado não definiu uma data específica para o retorno, deixando isso ao critério das Coordenadorias Regionais que devem tomar uma decisão em conjunto com os municípios, considerando que o Transporte Escolar atende tanto as escolas municipais quanto as estaduais.

Na entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, o coordenador da 6ª CRE defendeu o retorno escalonado, iniciando com os anos iniciais. Luiz Pinho de Moura lembrou que as escolas devem seguir os protocolos da bandeira vermelha, que prevê, entre outros pontos, ocupação máxima de 50% das salas. Conforme ele, o retorno será facultativo, ou seja, os pais que desejarem poderão manter seus filhos nas aulas remotas on-line ou retirando as atividades na Escola.

Quanto aos professores e funcionários das escolas que pertencem aos grupos de risco, devido à idade ou questão de saúde, eles poderão deixar de cumprir as atividades presenciais, desde que apresentem atestado médico. Em Arroio do Tigre, segundo o secretário Fabrício Pappe, as aulas também serão retomadas segunda-feira (03). Amanhã à tarde, ele se reúne com os diretores para acertar os detalhes da retomada das aulas. Nas Escolas Estaduais de toda a região, a tendência é que as aulas também sejam retomadas segunda-feira.