Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 08/02/2021 12:35
Por: Redação

Vacinação dos idosos com mais de 85 anos contra o Coronavírus começa nesta semana em Sobradinho

Aqueles que não quiserem ser imunizados deverão assinar um termo de responsabilidade

A vacinação dos idosos a partir dos 85 anos contra a Covid 19 começa nesta semana em Sobradinho. O Governo do Estado faz nesta segunda-feira (08) a distribuição de mais uma remessa das doses para as Coordenadorias Regionais de Saúde, onde os municípios fazem a retirada. 

De acordo com a enfermeira Roberta Motta Holzschuch, no máximo até quarta-feira (10) a Secretaria da Saúde de Sobradinho já poderá retirar as vacinas em Cachoeira do Sul. Em entrevista ao programa Enfoque, ela disse que os idosos deverão entrar em contato com o ESF de seu bairro e agendar a sua vacinação. Segundo ela, Sobradinho terá direito a 190 doses o que corresponde a 43% deste público. Ela esclareceu que é necessário ter 85 anos no dia em que o idoso for se imunizar. Posteriormente, será enviado um novo lote para os demais.

A enfermeira disse que os agentes comunitários de saúde farão um levantamento sobre o número total de idosos com 85 anos ou mais, mas ela estima que sejam em torno de 400 pessoas nesta faixa etária em Sobradinho. A população que mora em bairros sem atendimento de agente de saúde deve entrar em contato com o Posto de Saúde Central para o agendamento.

Aqueles que não quiserem ser imunizados deverão assinar um termo de responsabilidade. Os idosos que estão em tratamento de quimioterapia devem buscar orientação com seu médico para saber se podem ou não se vacinar e solicitar atestado. Roberta Motta Holzschuch também informou que 100% da meta de vacinação dos profissionais da linha de frente de atendimento à saúde foi atingida, com exceção de alguns casos isolados destes profissionais que se negaram a tomar a vacina.

Neste momento estão sendo vacinados os demais profissionais de área de saúde. A enfermeira também esclareceu que os profissionais de Educação Física que atuam em academias ou escolinhas de futebol também foram incluídos neste grupo, e estão sendo vacinados agora, segundo normas do Ministério da Saúde. Já os professores de Educação Física de escolas só serão vacinados juntamente com os demais colegas, numa próxima etapa. Esse ponto específico gerou dúvidas e controvérsia em redes sociais.

O telefone para esclarecer dúvidas é o 3742-1164. Nesta etapa, a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde vai receber 3.890 doses. Destas, 3.110 serão destinadas para os idosos com mais de 85 anos e 780 ainda aos profissionais da Saúde.