Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 12/09/2020 08:22
Por: Redação

Mapa preliminar do distanciamento controlado classifica sete regiões em bandeira vermelha

Entre elas, Caxias do Sul que, caso se mantenha nesta classificação, terá que suspender as aulas da Educação Infantil.

O mapa preliminar do distanciamento controlado divulgado nesta sexta-feira (11) pelo governo do Estado mostra sete regiões na bandeira vermelha, de alto risco para o coronavírus. Caxias do Sul, Santa Maria, Guaíba e Passo Fundo se somam a Porto Alegre, Palmeiras das Missões e Erechim, que já estavam nesta classificação na última semana.

Destes municípios, apenas Caxias havia autorizado a retomada das atividades da Educação Infantil. Caso permaneça na bandeira vermelha no mapa definitivo, que será divulgado na segunda-feira (14), a região terá que suspender as atividades escolares. Das sete regiões em vermelho, somente Santa Maria e Guaíba não apresentaram um protocolo próprio de cogestão. O mapa preliminar coloca 253 municípios em risco alto de contaminação, o equivalente a 50,8% da população gaúcha.

As outras 14 regiões do Rio Grande do Sul estão em bandeira laranja. Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Santo Ângelo e Cruz Alta passaram da classificação de alto risco para risco médio no mapa preliminar. Já estavam nesta classificação as regiões de Uruguaiana, Taquara, Bagé, Pelotas, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Ijuí e Santa Rosa – estas duas últimas têm liberação para voltar às aulas a partir da próxima terça-feira (15). A região 27 – que abrange Sobradinho e outros municípios do Centro Serra – permanece na bandeira Laranja, mas entra em estado de alerta devido as hospitalizações que na semana passada chegaram a 100% e nesta a 30%.. As associações e os municípios têm até domingo (13) para recorrer da decisão. O mapa definitivo da semana será divulgado na segunda-feira.