Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 01/03/2019 13:54
Por: redacao

19ª Expoagro Afubra foi lançada em Rio Pardo

O ato iniciou às 10h com recepção a lideranças de cerca de 180 municípios e reuniu aproximadamente 400 pessoas.

  • Lançamento da Expoagro. Foto: Jorge Foletto
  • Marco Antônio Dornelles. Foto: Jorge Foletto

Autoridades, lideranças e imprensa estiveram reunidos nesta sexta-feira (01) no Parque da Expoagro Afubra para o lançamento da 19ª edição da feira. O ato iniciou às 10h com recepção a lideranças de cerca de 180 municípios e reuniu aproximadamente 400 pessoas. Estiveram presentes prefeitos dos municípios da região, o engenheiro agrônomo Marco Antônio Dornelles, coordenador-geral da feira, e deputados federais como Heitor Schuch e Alceu Moreira e também o senador Luiz Carlos Heinze.

A grande atração do lançamento foi palestra de Fernando Henrique Schwanke, secretário Nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura e Abastecimento, que falou sobre “Pequenas propriedades, grandes produções”. Segundo Schwanke, o trabalho da agricultura familiar é essencial.

"O atual governo vai incentivar esses produtores", disse salientando que a agricultura familiar representa hoje 25% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O incentivo por parte do governo aos produtores, conforme Schwanke, terá as seguintes premissas: desburocratizar, deixar as cadeias produzirem (sem atrapalhar), acesso a mercados, aumentar as exportações de valor agregado, parcerias com a iniciativa privada, foco na geração de renda e seguro rural.

Segundo o engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, “a forte mudança no mercado mundial pelo comportamento dos consumidores e pela tecnologia da informação atinge todos os setores produtivos, e o setor agropecuário não fica fora do contexto. Por isso, é de suma importância que os produtores administrem suas propriedades da melhor forma possível buscando rentabilidade, e isso somente é possível com bom gerenciamento de todos os recursos da propriedade, capital investido, a mão de obra necessária, os custos de produção, a escolha das atividades de produção comercial e área da propriedade e a comercialização.

O produtor deve estar preparado por cursos, treinamentos e, se possível utilizando, tecnologia para isso”. A 19ª Expoagro Afubra será de 26 a 28 de março, em Rincão Del Rey/Rio Pardo. O governador Eduardo Leite, estará presente na solenidade de abertura. A programação da feira também está em fase final de conclusão, mas já pode ser acessada no pelo site www.afubra.com.br, no link da Expoagro.