Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Educação 26/08/2020 13:16
Por: Redação

Governo do Estado estabelecerá nova data para reinício gradual das aulas presenciais

O diálogo entre o governo do Estado e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para o retorno das aulas presenciais no Estado avançou terça-feira (25), com a realização de nova reunião. As atividades nas escolas estão suspensas desde 19 de março em razão da pandemia de Covid-19. O secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, informou ao final do encontro que o Estado vai manter a proposta de retomada do ensino público e privado de forma gradual e escalonada, mas estabelecerá novo prazo, ainda não definido, a partir de setembro e não mais em 31 de agosto.

A decisão atende pedidos de municípios encaminhados por meio do presidente da Famurs, Maneco Hassen. Falando nesta quarta-feira (26), ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, ele destacou que os prefeitos não querem que recaia somente sobre seus ombros a responsabilidade de um eventual surto em suas escolas. No encontro de ontem, o epidemiologista Wanderson Oliveira, apresentou um estudo com impactos da pandemia e reflexos socioeconômicos e educacionais com a reabertura das escolas em 13 países.

A pesquisa foi coordenada pelo ex-secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde Fabio Jung, médico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Hassen salientou que uma nova reunião sobre o tema será realizada dia 1º de setembro.