Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 07/11/2019 13:52
Por: Redação

Três senadores gaúchos são contra a proposta de reduzir número de municípios

Lasier Martins (Podemos), Luís Carlos Heinze (PP) e Paulo Paim (PT) afirmaram que, se o tema chegar ao plenário, votarão contra. A principal resistência não está concentrada no mérito da medida, mas na viabilidade política.

Os três senadores gaúchos são contra a proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, que extingue municípios com menos de 5 mil habitantes e que não conseguem se sustentar com arrecadação própria. Lasier Martins (Podemos), Luís Carlos Heinze (PP) e Paulo Paim (PT) afirmaram que, se o tema chegar ao plenário, votarão contra. A principal resistência não está concentrada no mérito da medida, mas na viabilidade política.

Lasier lembra que muitos deputados e senadores pretendem concorrer às eleições municipais do próximo ano. Além disso, disse o senador, é uma proposta que afeta a autoestima das pessoas que vivem nesses municípios. Há um consenso de que essa sugestão é o "bode na sala" no pacote de ajuste fiscal.

Se a proposta for aprovada atinge na região os municípios de Cerro Branco, Estrela Velha, Gramado Xavier, Herveiras, Ibarama, Lagoa Bonita e Tunas. No entanto, há cinco municípios no Estado, com menos de 5 mil habitantes, que se sustentam. Entre eles, São João do Polêsine - com 2 mil e 500 habitantes e que no ano passado teve 12% de arrecadação própria. Um dos pontos que ajudam o Município a garantir dinheiro próprio em caixa é a pressão cerrada sobre os devedores, para evitar que os débitos caduquem.