Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 13/10/2020 13:09
Por: Redação

Cotriel completa 61 anos

Fundada em 11 de outubro de 1959, por 20 agricultores que se reuniram no Salão Paroquial e que elegeram como primeiro presidente Osvado Júlio Werlang, a Cotriel iniciou atividades em Espumoso, onde ainda hoje é a Sede.

A Cooperativa Tritícola de Espumoso Ltda – Cotriel completou domingo,  dia11 de outubro,  61 anos. Uma história marcada por desafios, que ao longo destas seis décadas proporcionaram conquistas, graças à pessoas que começaram uma cooperativa que cresce com segurança, solidez e sustentabilidade.

Fundada em 11 de outubro de 1959, por 20 agricultores que se reuniram no Salão Paroquial e que elegeram como primeiro presidente Osvado Júlio Werlang, a Cotriel  iniciou atividades em Espumoso, onde ainda hoje é a Sede. Aos poucos,  se expandiu em outros municípios e passou a atuar em outras atividades. Do final da década de 1970 até 1979, foram inauguradas as unidades de Alto Alegre, Depósito e Salto do Jacuí. Entre 1980 e 1990, surgiram as filiais de Campos Borges, Estrela Velha, Pantano Grande e Pontão do Butiá . Na década de 1990, as Unidades de Capão do Valo e Serra dos Engenhos. Nos anos 2000, a expansão foi mais intensa, abrangendo Arroio do Tigre e Sobradinho, em 2007 e Tunas em 2018, sendo que em 2011 foi alugado o posto de  recebimento em Campina Redonda e em 2017 o de  Campo Comprido, ambos em Espumoso.

Através delas, e com a ajuda dos 1317 colaboradores, a cooperativa atende 7323 associados e suas famílias, levando informações, tecnologias e serviços que possam melhorar o resultado das propriedades, garantir segurança, solidez e sustentabilidade.

A atividade grãos, com recebimento de soja, milho, trigo e aveia são o foco principal, mas a Cooperativa atua em outras frentes como supermercados, com nove lojas, lojas de ferragens, com 10 unidades, fábrica de rações, moinho,  tratamento de sementes, agricultura de precisão, frigorífico, engenho de arroz, magazines, postos de combustíveis e TRR,  posto de resfriamento de leite, transportadora, viveiro de mudas, laboratório de sementes, entre outras

A assistência técnica, tanto na parte vegetal quanto na animal, é um dos diferenciais, resultando em ganhos para o produtor.  Na parte agrícola, tratamento de sementes e agricultura de precisão proporcionam ganhos significativos para o associado. Na parte animal, médicos veterinários e inseminadores fazem visitas às propriedades a fim de incrementar a produção de leite e a saúde dos animais.

História construída por muitas mãos

Para o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini,  todo o trabalho da cooperativa está focado em gerar valor ao associado com inovação: “Chegamos a um momento muito importante da nossa história e queremos que cada vez mais que o nosso sócio cresça junto com a Cooperativa”, afirma.

O vice-presidente, Paulo Edemilson Parizotto, enfatizou o empenho da atual diretoria no crescimento da Cotriel,  lembrando que tudo começou com o comprometimento dos primeiros associados em 1959: “ Ao longo destes últimos oito anos, a Cotriel cresceu graças ao associado que passou a acreditar ainda mais na nossa cooperativa e a atuação desta diretoria e conselhos que buscaram investir em na aquisição e ampliação do nosso recebimento, bem como de incrementar as atividades que temos, a fim de oferecer várias opções para o nosso associado e cliente”, disse. 

A Cotriel hoje

Sede: Espumoso

Área de atuação – 10 municípios das regiões Alto da Serra do Botucaraí, Centro Serra e Vale do Rio Pardo: Espumoso, Salto do Jacuí, Alto Alegre, Pantano Grande, Campos Borges, Estrela Velha, Rio Pardo, Arroio do Tigre, Sobradinho, Tunas

Área de ação para efeito de admissão de associados: 38 municípios: Alto Alegre, Arroio do Tigre, Arroio dos Ratos, Barros Cassal, Butiá, Cachoeira do Sul, Campos Borges, Candelária, Charqueadas, Cruz Alta, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Espumoso, Fontoura Xavier, Fortaleza dos Valos, General Câmara, Guaíba, Ibirubá, Julio de Castilhos, Lagoão, Minas do Leão, Mormaço, Nova  Alvorada, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Porto Alegre, Quinze de Novembro, Rio Pardo, Salto do Jacuí, São Jerônimo, Segredo, Selbach, Sobradinho, Soledade, Tapera, Tunas e Victor Graeff

Unidades de recebimento de grãos: 15
Associados: 7323
Colaboradores: 1317
Capacidade de armazenagem: 355  mil toneladas

Fonte: Setor de Comunicação