Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 11/10/2017 15:02
Por: Redação

Ibarama promoveu o 9º Resgate de Receitas

A receita vencedora vai representar o município no 8º Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar,  dia 20 de outubro em Tunas.

A Associação das Mulheres Agricultoras de Ibarama-AMAI e Emater, em parceria com a Prefeitura e Paróquia São Paulo Apóstolo, promoveram o 9º Resgate de Receitas da entidade. Neste ano, o tema do evento foi “Milho: Sustento da vida, resgate da história”, que teve por objetivo difundir ainda mais a tradição das sementes de milho crioulo e resgatar pratos típicos à base de milho, além de discutir a valorização dos produtos da agricultura familiar, e sobre a alimentação saudável.

Na oportunidade ocorreram  relatos de experiências das Guardiãs das Sementes Crioulas Joelita Puntel Scota e Renilde Cembrani Raminelli, e  sobre o Projeto Guardiões Mirins das Sementes Crioulas, pela Secretária de Educação Lucinéia Menegassi Cassol. O ponto alto do evento foi o concurso de receitas à base de milho, no qual foram apresentadas 17 receitas, ficando em 1º lugar a receita de Polenta Recheada da agricultora Lourdes Teresinha dos Santos Ebert, e empatadas em 2º e 3º lugares,  Broa de milho da agricultora Eva Delvira Brandão, e Cuca de Milho de Herta Soares.

A receita vencedora vai representar o município no 8º Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar,  dia 20 de outubro em Tunas. Esta atividade é fruto de um Projeto de Segurança e Soberania Alimentar, realizado pela Emater e Associação das Mulheres Agricultoras, desde o ano de 2009, e tem por finalidade valorizar os alimentos produzidos nas propriedades rurais, de forma saudável, variada e sustentável. Participaram deste encontro, 50 pessoas, entre agricultoras, autoridades municipais, e convidados.