Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 08/12/2018 11:46
Por: redacao

Trabalhadoras Rurais de Ibarama participaram do Resgate de Receitas

O evento integrou a programação do 31º aniversário do município de Ibarama e contou com a participação de, aproximadamente, 60 pessoas entre agricultoras, autoridades locais e regionais e convidados.

A 10ª edição do Resgate de Receitas foi realizada no Salão Paroquial, visando incentivar hábitos saudáveis de alimentação, valorizar os produtos que estão nas propriedades rurais, resgatar receitas nutritivas e saborosas, valorizar o saber local, resgatar e valorizar sementes, mudas e tubérculos crioulos para que as famílias busquem a Segurança e Soberania Alimentar. O evento integrou a programação do 31º aniversário do município de Ibarama e contou com a participação de, aproximadamente, 60 pessoas entre agricultoras, autoridades locais e regionais e convidados.

No início da atividade houve palestra sobre “Boas práticas em fabricação caseira de alimentos”, ministrada pela especialista em Saúde e engenheira de alimentos da Secretaria Estadual de Saúde - Núcleo Regional de Vigilância Sanitária da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Cachoeira do Sul, Cristiane Schweinberger. Em seguida, a professora de Educação Física, Andrielli Bernardi, coordenou uma dinâmica de integração com as participantes e, após, foram apresentadas pelos grupos de terceira idade do município as receitas resgatadas nas comunidades, seguindo-se de benção dos alimentos pelo Padre José Vicente de Lima.

Também houve a escolha da Receita Destaque do evento, ficando empatadas as receitas de Rocambole – da produtora Orilde Siqueira, do Grupo de Terceira Idade, de Linha São João Aparecida, e a receita de Doce de Mandioca, de Reni Mattana, do Grupo de Terceira Idade, da sede do município. Segundo a extensionista Social da EMATER Letícia Fagundes, “estas receitas representarão Ibarama no Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar no ano de 2019”. O 10º Resgate de Receitas foi promovido pela Associação das Mulheres Agricultoras de Ibarama (AMAI); EMATER; CRAS Convivência Cidadã; Paróquia São Paulo Apóstolo e prefeitura de Ibarama.