Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 29/11/2018 14:10
Por: redacao

Vacinação contra a Aftosa termina nesta sexta-feira

Em decorrência da falta de vacinas, a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação solicitou ao Ministério da Agricultura a prorrogação do prazo para 15 dezembro. O Ministério, no entanto, ainda não se manifestou.

Os produtores rurais têm até esta sexta-feira (30) para vacinar seus rebanhos bovinos contra a febre aftosa. O alerta é das Inspetorias Veterinárias de Sobradinho e Arroio do Tigre. Devem ser vacinados todos os animais com até dois anos de idade. O produtor deve adquirir a vacina numa agroveterinária credenciada e imunizar seu rebanho. Além disso, dentro de cindo dias após a compra, precisa apresentar a nota fiscal na Inspetoria.

Em Arroio do Tigre deverão ser vacinados em torno de 2 mil bovinos. Até o momento, cerca de 70% do rebanho já foi imunizado. Nos municípios de Sobradinho, Segredo, Passa Sete e Lagoa Bonita serão vacinados em torno de 3 mil e 200 animais. Nestes quatro municípios em torno de 70% dos animais também já estão vacinados. A vacinação é obrigatória, independentemente do tamanho do rebanho.

Quem não vacinar o seu rebanho pagará multa, além de não poderem movimentar e comercializar seus animais, pois não será emitida Guia de Transporte de Animais (GTA) pelas inspetorias veterinárias. Existe uma expectativa de prorrogação da Campanha, uma vez que está havendo falta de vacina no Rio Grande do Sul. Em Sobradinho, as doses estão em falta. Já em Arroio do Tigre, o estoque está no fim.

Em decorrência disso, a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) solicitou ao Ministério da Agricultura a prorrogação do prazo para 15 dezembro. O Ministério, no entanto, ainda não se manifestou a respeito do pedido.