Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 06/06/2018 14:59
Por: Redação

Santa Maria ainda espera por remédios da toxoplasmose

A novela para a aquisição de remédios para os pacientes com toxoplasmose ainda não teve um desfecho. Até agora, todos os medicamentos distribuídos foram comprados pelo município. Nesta terça-feira (05), o Ministério da Saúde se manifestou e respondeu à recomendação solicitada pelo Ministério Público Federal de Santa Maria, em relação à compra e encaminhamento de três tipos de remédios que são considerados estratégicos no tratamento e são de atribuição da União: pirimetamina, sulfadiazina e espiramicina.

De acordo com o ofício enviado à Procuradoria de Santa Maria, o Ministério da Saúde informou que só teria condições de fornecer os lotes de pirimetamina e sulfadiazina em julho, pois ainda faltaria a formalização do contrato administrativo com a empresa vencedora da licitação. Em relação à espiramicina, o governo federal explicou que a única empresa que participou do processo licitatório não tinha como fornecer a quantidade prevista no edital e a licitação deu deserta. Por conta disso, um novo processo licitatório foi aberto, e a previsão de fornecimento desse medicamento para Santa Maria é para daqui a quatro meses, em outubro.

A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde informou que "a aquisição destes medicamentos permanece sob responsabilidade dos estados e municípios até que o Ministério  conclua os processos de aquisição, considerando os trâmites legais". O Ministério Público Federal aguarda, agora, o documento elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde e da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde  com a discriminação da situação atual do estoque na Farmácia Central e na farmácia da 4ª CRS para avaliar quais serão as próximas medidas tomadas.