Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Educação 25/02/2021 14:17
Por: Fabricio Ceolin

Educação de Sobradinho se reúne para tratar sobre andamento do ano letivo das EMEBS e EMEIS

A Secretaria Municipal de Educação de Sobradinho promoveu nesta quarta-feira (24), reunião com as equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Básica – EMEBS, para apresentação do Plano de Ação para retorno às aulas presenciais e o calendário escolar de 2021. Conforme a Secretaria de Educação, os professores retornarão no dia 02 de março.

Já as aulas estão previstas para iniciar no dia 08 de março, para os alunos da Pré-Escola, anos iniciais e finais. Para tanto, será adotado o modelo híbrido, isto é, aulas com atividades presenciais e não presenciais. Será obedecido o distanciamento de 1,5 metros entre alunos nas salas e as turmas maiores serão divididas em grupos A e B, que irão para a escola em semanas alternadas. As turmas menores terão atividades presenciais. Nos próximos dias, as escolas entrarão em contato com os pais para informar e repassar todas as orientações.

Os alunos com comorbidades ou que tenham algum familiar com comorbidade poderão optar apenas pelo ensino não presencial. A Secretaria lembra que os pais ou responsáveis deverão assinar um termo de autorização para o estudante retornar as atividades presenciais, se responsabilizando em seguir as regras previstas no plano de contingência para prevenção, monitoramento e controle do Coronavírus, que as escolas enviarão aos pais. Também deverão observar sintomas em seus filhos que possam ter relação com a Covid-19 e tomar as medidas sugeridas pela escola e pelas autoridades em saúde.

Os pais que optarem pelo ensino remoto, também deverão assinar um termo se comprometendo a fazer o acompanhamento familiar das atividades pedagógicas desenvolvidas neste período. As escolas tomarão todas as precauções e cuidados, como verificação da temperatura, uso de máscaras, distanciamento social, álcool em gel, organização dos recreios e dos espaços físicos. A reunião contou com a presença do vice-prefeito, Ivan Trevisan que destacou a importância de cada um fazer a sua parte para que seja possível um retorno seguro às aulas.

EMEIS

As diretoras e supervisoras das seis Escolas Municipais de Educação Infantil de Sobradinho – EMEIS – estiveram reunidas na Prefeitura de Sobradinho. Na ocasião, o vice-prefeito Ivan Trevisan falou sobre a imprescindibilidade dos profissionais que atuam nas instituições de ensino seguirem todas as medidas de prevenção ao Coronavírus, conforme orientações dos órgãos de Saúde. Ivan Trevisan destacou que a equipe da pasta está atenta a todos os protocolos sanitários, pois a saúde, a segurança e o bem-estar das crianças e dos profissionais da rede municipal são prioridades da Secretaria Municipal de Educação. Durante a reunião, a supervisora Marlete Zuchetto destacou a importância das gestoras buscarem alternativas para manterem assistidas as crianças que estão no modelo de ensino remoto. Ficando acertado, que todas receberão atividades adaptadas para desenvolverem em casa.

Na oportunidade, a nutricionista Daniele de Sá passou algumas orientações sobre a alimentação nas unidades de ensino. Ficou definido que de forma experimental, adotando todos os cuidados de prevenção ao Coronavírus, será servido almoço para as crianças que frequentam às EMEIS. Também participou da reunião a presidente do Conselho Municipal de Educação – CME, Catiele Bonelli que apontou alguns itens nos protocolos de prevenção ao Coronavírus que deverão ser refeitos pelas EMEIS, em cumprimento ao Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de Covid-19.

Em Sobradinho, o atendimento nas EMEIS, para as crianças que já estavam matriculadas em 2020, teve início no dia 4 de fevereiro. Atualmente, já estão sendo chamadas as crianças matriculadas neste ano, para adaptação. Sendo que as crianças foram distribuídas em duas turmas e cada turma está frequentando a EMEI em turnos diferentes (manhã ou tarde).