Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 12/12/2020 12:42
Por: Redação

Incêndio atinge 15 hectares de eucaliptos no interior de Lagoa Bonita

Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho destacam que essa época do ano é considerada crítica para incêndios, devido ao período de estiagem.

  • Fotos: Divulgação CBVS

Um incêndio de grandes proporções atingiu um mato de eucaliptos na tarde desta sexta-feira (11) na propriedade de José Bernardini, na Entrada da Várzea. Conforme o registro dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho, as chamas atingiram cerca de 15 hectares e tiveram origem na queimada de uma lavoura de feijão. Devido a proporção, os Bombeiros Voluntários de Arroio do Tigre também foram acionados para prestarem apoio à ocorrência. As duas corporações utilizaram 11 mil litros de água para combater o fogo. Moradores das proximidades também auxiliaram no combate às chamas, e inclusive uma retroescavadeira da prefeitura de Lagoa Bonita foi usada para a construção de aceiros. Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho destacam que essa época do ano é considerada crítica para incêndios, devido ao período de estiagem. Por isso, alertam a população sobre os riscos das queimadas e suas consequências.

Segundo a Corporação, a causa mais frequente dos focos de incêndio em áreas florestais, é a ação humana, ou seja, as pessoas ainda têm o costume de utilizar o fogo para promover a limpeza de terrenos e pastagens. Apesar de costumeira, a ação é ilegal. O uso de fogo é crime previsto em lei, e prevê sanções penais e administrativas para quem comete condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Segundo a Legislação, provocar incêndio em mata ou floresta pode resultar em prisão de dois a quatro anos, além de multa. Na sexta-feira (11), conforme dados da estação meteorológica de Sobradinho a temperatura chegou a 36° e a umidade do ar estava em 30%, sendo muito propícia para incêndios. O número de emergência dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho é o 9-97-193-193.