Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 25/01/2018 14:31
Por: Redação

Assinado termo de cedência de máquinas aos Guardiões de Sementes Crioulas de Ibarama

Os equipamentos foram adquiridos através do Território Centro Serra, e irão contribuir para o beneficiamento das sementes crioulas, possibilitando aos guardiões  uma produção em escala.

  • Termo foi assinado pelo prefeito André Da Cas em Ibarama. Foto: divulgação
  • Máquinas serão amplamente utilizadas.Foto: divulgação
  • Equipamentos foram entregues. Foto: divulgação

A equipe da Emater de Ibarama se reuniu com agricultores, prefeito André Da Cas; vice: Silvano De Gaspari e o secretário da Agricultura, Norlei Mariani Junior. Na ocasião, houve a assinatura do termo de uso pela Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de um padronizador e um classificador de sementes, uma balança ensacadeira, um medidor de umidade, máquina de costura de embalagem, balança industrial e uma seladora para sacos plásticos.

Estes equipamentos foram adquiridos através do Território Centro Serra, e irão contribuir para o beneficiamento das sementes crioulas, possibilitando aos guardiões  uma produção em escala. Também, foi debatido o início da construção de um pavilhão, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que servirá de sede para os guardiões e para guardar estes equipamentos.

 Na oportunidade foi decidido se promover um jantar típico à base de milho, dia 20 de abril, a fim de valorizar a culinária local, e também divulgar o trabalho dos guardiões na preservação do milho e sementes crioulas. O chefe do Escritório da Emater de Ibarama, Giovane Vielmo, apresentou um projeto desenvolvido pelos Guardiões na tentativa de angariar recursos de um prêmio nacional a serem aplicados na melhoria e manutenção da Associação, que faz um grande trabalho em Ibarama, sendo destaque em todo o Brasil e até no exterior.