Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 20/01/2021 12:34
Por: Redação

Obras do Centro de Formação de Agricultores em Vale do Sol tem expectativa de início em 2021

A área de terras de 3,5 hectares destinada à instalação do complexo está localizada às margens da BR-153, em Formosa, interior do município

Um sonho antigo da comunidade vale-solense, do Poder Público e da Associação Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Aefasol) está prestes a sair do papel. Trata-se do Centro de Formação de Agricultores do município. Com a confirmação do repasse no valor de R$ 600 mil pelo deputado federal Heitor Schuch, na primeira semana de 2021 ao Executivo Municipal, há uma expectativa ainda para este ano para o início das obras dos sete módulos com área total aproximada em 1.264 metros quadrados, conforme espera o coordenador da Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol), Ismael Gomes.

A obra deve alcançar um custo estimado de R$ 2.780 milhões. As edificações, depois de construídas, segundo Gomes, irão compor um único conjunto de prédios inter-relacionados que preveem alojamentos masculino e feminino, cozinha e refeitório, salas de aula, biblioteca, salas administrativas, laboratórios e um espaço para processamento e comercialização de alimentos. Conforme ele, “será um espaço utilizado para cursos e formações técnicas na área agropecuária e também para a instalação da nova sede da Efasol”. 

O objetivo é de que a escola agrícola faça a gestão do local e em parceria com a Prefeitura Municipal e demais instituições articulem atividades formativas para jovens e agricultores da cidade e região, que queiram profissionalizar-se na área. 

A área de terras de 3,5 hectares destinada à instalação do complexo está localizada às margens da BR-153, em Formosa, interior do município. O terreno, lindeiro à outra área do Executivo Municipal, que abriga a Escola São João Batista e o Ginásio Comunitário de Linha Formosa, foi adquirido pelo Poder Público, com recursos próprios, exclusivamente para a instalação do Centro de Formação. O objetivo da Administração Municipal é de que no decorrer do ano, a obra já tenha iniciado, mas ainda sem garantia de data.