Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 13/03/2020 14:19
Por: Redação

Comissão de Agricultura solicita aporte para PDI de funcionários da EMATER

A solicitação partiu na reunião da direção da Emater realizada nesta quinta-feira (12), bem como da própria Associação dos Servidores da Ascar/Emater.

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, presidida pela deputado Adolfo Brito, solicitou nesta sexta-feira (13), ao Secretário Estadual da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, aporte dos recursos necessários para a efetivação do Plano de Desligamento Incentivado dos servidores da Emater. A solicitação partiu na reunião da direção da Emater realizada nesta quinta-feira (12), bem como da própria Associação dos Servidores da Ascar Emater.

A situação financeira da entidade foi explanada durante reunião da Comissão de Agricultura, que contou com a presença do presidente da empresa, Geraldo Sandri e a presidente da Associação dos Servidores da Ascar Emater, Isolete Bacca, e o chefe de gabinete do Secretário da Agricultura, Erli Teixeira. O aporte é necessário para a implementação do Plano de Desligamento Incentivado envolverá 318 funcionários. A Emater vive um período de instabilidade devido a indefinição dos trabalhos da entidade, tendo em vista que houve uma prorrogação dos termos de cooperação com a Secretaria de Agricultura por seis meses, que vence em 30 de junho.

Na oportunidade, foi ventilada a possibilidade de prorrogação desse prazo enquanto está em análise a viabilidade jurídica para uma solução definitiva, tendo em vista que a justiça já considerou ilegal o atual contrato da Emater e o Estado para prestação de serviço, tendo em vista que os funcionários da empresa não prestaram concurso pelo Estado. Conforme o deputado Adolfo Brito, a Comissão vem trabalhando há mais tempo tentando viabilizar a permanência da assistência a extensão rural no Estado através da Emater.