Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 29/06/2020 14:46
Por: Redação

Governo recebe 67 recursos na oitava rodada do Distanciamento Controlado

Agora à tarde, o governador Eduardo Leite fará o anúncio do mapa final, com as bandeiras que passarão a valer a partir de terça-feira (30).

 Em pouco mais de 36 horas, o governo do Estado recebeu 67 pedidos de reconsideração nos dados utilizados na oitava rodada do Distanciamento Controlado. Os municípios e as associações regionais tinham até ontem, as 6h30min para recorrer do resultado do mapa preliminar divulgado na sexta-feira (26/6), em que nove regiões aparecem com bandeira vermelha.

Em todas as regiões classificadas neste nível, de risco epidemiológico alto, pelo menos um município ou associação encaminhou recurso. Das nove regiões em laranja (risco médio) e das duas em amarelo (risco baixo), não houve pedidos. Nenhuma foi classificada em preto (risco altíssimo). No total, 301 municípios ficaram com bandeira vermelha no mapa preliminar.

Destes, 185 podem adotar protocolos previstos na classificação laranja, sem necessidade de recurso ou revisão da cor, porque não têm registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos últimos 14 dias. Lagoão e Tunas, estão nesta situação. Basta que mantenham atualizados os registros nos sistemas oficiais e adotem regulamento próprio, com protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja. Os recursos foram apresentados, pela primeira vez, por meio de formulário on-line disponibilizado pelo Estado no site do Distanciamento Controlado.

Na rodada anterior, quando foram protocolados 30 recursos, o sistema utilizado foi e-mail. O endereço recursosdistanciamentocontrolado@saam.rs.gov.br passou a estar disponível somente para esclarecimento de dúvidas. A partir de agora, os pedidos serão computados e passarão por análise do Gabinete de Crise nesta segunda-feira (29/6).

Agora à tarde, o governador Eduardo Leite fará o anúncio do mapa final, com as bandeiras que passarão a valer a partir de terça-feira (30). Os municípios do Centro Serra que fazem parte da microrregião 27, com sede em Cachoeira do Sul, permanecem na bandeira laranja, ou seja, risco médio de contaminação.