Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 20/11/2020 11:54
Por: Redação

Emater atua junto a quase 5 mil famílias de descentes quilombolas em 65 municípios gaúchos

Aqui no Rio Grande do Sul a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social atua junto à 4.986 famílias de descentes quilombolas que estão em 65 municípios.

O 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida em razão da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. A data é dedicada à lembrança de lutas e conquistas dos negros no Brasil e à reflexão sobre a inserção deles na sociedade. Mas, para a Emater a escuta sensível e a observação ativa com respeito, reconhecimento e valorização do seu modo tradicional de vida faz parte da rotina diária dos extensionistas de 65 municípios do Estado.

Aqui no Rio Grande do Sul a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social atua junto à 4.986 famílias de descentes quilombolas que estão em 65 municípios. Das 136 comunidades certificadas a maioria está no meio rural, principalmente na metade sul do Estado.

Na região de Soledade, são 274 famílias quilombolas assistidas pela Emater. Ao todo, são oito comunidades localizadas nos municípios de Arroio do Tigre, Encruzilhada do Sul, General Câmara, Jacuizinho, Lagoão, Rio Pardo e Vale Verde. A presidente da Comunidade Quilombola Rincão dos Caixões, no município de Jacuizinho, Tatiane da Silva Fernandes, lembra a importância do reconhecimento da comunidade quilombola para o acesso às políticas públicas e as melhorias obtidas.