Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 23/02/2019 11:40
Por: redacao

Agentes promoveram mutirão nos cemitérios de Arroio do Tigre

Objetivo foi combater o mosquito Aedes Aegypt transmissor da Dengue, Zica Vírus e Chicungunha.

Os agentes de Combate a Endemias juntamente com agentes Comunitários de Saúde fizeram um mutirão nos Cemitérios Evangélico e Católico de Arroio do Tigre, onde retiraram papéis celofane e a água acumulada nos vasos, o que contribui para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Eles aconselham que usem vasos com furo na base e areia nos pratinhos a fim de evitar o acumulo de água. Neste mutirão foram encontrados vários focos de larvas do mosquito Aedes Aegypt transmissor da Dengue, Zica Vírus e Chicungunha.

Segundo os agentes, a população não está dando a devida importância para a doença e os cuidados necessários para evita-la. Em caso de surtos, roupas que minimizem a exposição da pele podem proteger contra as picadas do inseto, assim como mosquiteiros e telas para janelas e portas.

Repelentes também podem ajudar, desde que usados conforme as instruções do rótulo. Os inseticidas domésticos também são aliados para evitar as picadas dos mosquitos em ambientes fechados. A prevenção ainda é o melhor caminho, por isso, recomenda-se tampar as caixas de água, recolher do pátio tampas, latas, garrafas, vidros ou qualquer outro vasilhame que possa acumular água.