Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 13/07/2020 13:25
Por: Fabricio Ceolin

Segredo e Sobradinho entram com recurso para permanecerem com regras da bandeira laranja

As prefeituras de Sobradinho e Segredo – através da AMCSERRA - entraram com recurso para permanecerem com as regras da bandeira laranja.

Após o prazo de 36 horas, o governo do Estado recebeu 63 pedidos de reconsideração da classificação preliminar da décima rodada do Distanciamento Controlado. Municípios e associações regionais tinham até domingo(12) às 6 horas para formalizar os recursos.

As prefeituras de Sobradinho e Segredo – através da AMCSERRA - entraram com recurso para permanecerem com as regras da bandeira laranja. Os dados e justificativas apresentados estão sendo analisados hoje (13), para que, o Gabinete de Crise tome a decisão e divulgue o mapa definitivo vigente a partir de amanhã (14). Segundo o secretário da Administração de Sobradinho, Diego Batista, se for mantida a bandeira vermelha, existe a expectativa de que o comércio continue funcionamento com apenas 25% do total de seus funcionários. Nesta rodada, o Estado atingiu maior número de bandeiras vermelhas desde o início do Distanciamento Controlado, em 10 de maio.

Conforme o mapa divulgado na sexta-feira (10), 15 regiões foram classificadas com risco epidemiológico alto da Covid-19. As cinco restantes ficaram com bandeira laranja (risco médio). No entanto, não foi a semana em que o governo recebeu o maior número de recursos. No dia 28 de junho (oitava rodada), haviam sido 67 pedidos. Na semana passada, 37 e, em 21 de junho, primeira vez em que o Estado abriu esta instância recursiva, foram feitas 30 solicitações. Dos 391 municípios que compõem as áreas com bandeira vermelha, 218 cidades não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento.

Por isso, se adequam à chamada Regra 0-0: podem adotar protocolos de bandeira laranja sem necessidade de encaminhar recurso. Basta que as prefeituras façam um decreto, com regulamento próprio. Este é o caso de Cachoeira do Sul, Arroio do Tigre, Ibarama, Lagoa Bonita, Passa Sete e Estrela Velha.