Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 06/12/2017 14:29
Por: Redação

Guido Hoff assume a saúde e exonera secretários em Vera Cruz

A partir desta quarta-feira (06) Goff, inclusive, está despachando direto do gabinete da antiga secretária.

Passadas as primeiras horas da Operação Fura Fila, o prefeito Guido Hoff  anunciou que responderá pessoalmente pela Secretaria de Saúde. A partir desta quarta-feira (06) ele, inclusive, está despachando direto do gabinete da antiga secretária. O líder do Executivo já exonerou os secretários de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Mártin Fernando Nyland, e da Saúde, Eliana Giehl.

Determinou também a abertura de sindicância para apurar as denúncias contra a servidora pública envolvida na investigação. 27 mandados de busca e apreensão foram cumpridos através da Operação Fura Fila. Foram afastados por fraude o vice-prefeito Alcindo Iser (PTB), a secretária de saúde Eliana Maria Giehl e o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Mártin Fernando Nyland.

Também são afastados dos cargos os vereadores Eduardo Viana e Marcelo Rodrigues de Carvalho (ambos do PTB). Além deles, foram cumpridas ordens judiciais para a suspensão do exercício da função pública dos assessores parlamentares da Câmara de Vereadores Gelson Fernandes Moura, Guilherme Matheus Oziemblovski e Anselmo Eli Ferreira Júnior, da secretaria Municipal de Saúde, Adriane Mueller, e da diretora-geral da Câmara de Vereadores, Ilse Miguelina Borges Riss.

Conforme as investigações, os acusados vinham promovendo um "fura-fila" nos atendimentos da saúde em Vera Cruz. Tendo como objetivo proveito político e pessoal, eles cadastravam nos sistemas de regulação de consultas e procedimentos médicos, pacientes que eram apadrinhados políticos como sendo prioritários, quando na verdade não eram, deixando sem atendimento o restante da população de Vera Cruz não apadrinhada.