Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 07/04/2020 14:08
Por: Redação

Comunicação de perdas dos beneficiários do Proagro poderá ser feita digitalmente

A medida se dá por conta das restrições impostas pelo combate à disseminação do novo coronavírus, através do Conselho Monetário Nacional.

O deputado Adolfo Brito, após contatos com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), divulgou a confirmação de que a comunicação das perdas dos produtores rurais beneficiários do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) podem ser feitas de forma remota. A medida se dá por conta das restrições impostas pelo combate à disseminação do novo coronavírus, através do Conselho Monetário Nacional.

Essa comunicação deverá conter todas as informações necessárias para obter o benefício do seguro. Poderão ser utilizados correio eletrônico, o aplicativo disponibilizado pelo agente do Proagro ou outro canal que disponibilizado para esse fim, inclusive contato por meio telefônico. Outra adaptação importante é a permissão para que a comprovação das perdas possa ser realizada utilizando ferramentas de sensoriamento remoto que sejam capazes de aferir com segurança as informações necessárias à efetiva mensuração das perdas decorrentes de evento adverso, além das informações de produtividade divulgadas pelos órgãos estaduais de assistência técnica e extensão rural.

Essa sistemática substitui, temporariamente, enquanto prevalecer as restrições impostas pelo combate ao Covid-19, a pratica usual que prevê a comprovação realizada presencialmente pelos técnicos. A autorização do Conselho Monetário Nacional contempla proposta enviada pelo secretário Covatti Filho, e pelo presidente da Emater, Geraldo Sandri, para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.