Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 24/06/2020 14:20
Por: Redação

Secretaria da Saúde de Arroio do Tigre emite nota oficial

Como a Covid-19 é uma doença inicialmente gripal, existe também um risco de sua intensificação nesta estação.

A Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma Nota Oficial, informando aos usuários de serviços públicos em Saúde, que está em vigência o período de inverno e, como é de conhecimento geral, as síndromes gripais tem um aumento de incidência neste período. Como a Covid-19 é uma doença inicialmente gripal, existe também um risco de sua intensificação nesta estação.

Embora o município não tenha nenhum caso de Covid-19 confirmado, a Secretaria pede a população que mantenha os cuidados de higiene, o uso de máscaras e o distanciamento social, evitando aglomerações, e saindo de suas casas apenas com objetivos específicos, retornando logo após. O secretário Altemar Rech destaca que todas as Unidades de Saúde do município encontram-se em funcionamento. No entanto, algumas adequações se fizeram necessárias para evitar o contato entre usuários com sintomas gripais e não gripais, conforme orientações do Ministério da Saúde e Centro de Operação Estadual de Emergência.

Diante disso seguimos as orientações que consultas ou exames de rotina sejam postergados para o período pós inverno. Os atendimentos de demanda agendada como os grupos de hipertensos e diabéticos continuam sendo todos acompanhados. Estes têm suas receitas renovadas com validade posterior ao período do inverno e aqueles que necessitam de avaliação médica ou de enfermagem passam por consulta em sua Unidade de Saúde de referência. Hipertensos e diabéticos fazem parte de uma população com maior risco de complicações pela Covid-19 e seria contraproducente, no atual momento, reunir estes pacientes em grupo, pelo risco de uma contaminação em massa destas pessoas que fazem parte do chamado grupo de risco.

As consultas de pré-natal e puericultura, seguem sendo agendadas conforme demanda, e as consultas ginecológicas seguem sendo agendadas conforme a necessidade. Os atendimentos odontológicos, fisioterápicos e psicológicos seguem sendo realizados conforme necessidade, obedecendo protocolos específicos, e os atendimentos eletivos fora do município seguem sendo agendados, conforme disponibilidade dos Hospitais de referência.

Altemar lembra que cada categoria profissional segue também as orientações de seus respectivos Conselhos de classe quanto a prestação de atendimento aos usuários neste período de pandemia. O secretário acrescenta que esta rotina de funcionamento nas Unidades de Saúde, conta com a aprovação de todos os profissionais da Saúde Pública do município de Arroio do Tigre e será observada durante todo o período de inverno, para melhor otimização dos serviços, prevenção de contágios e segurança dos usuários e dos profissionais de serviços públicos, em Saúde.