Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 01/02/2019 13:41
Por: redacao

Deputado Adolfo Brito vai doar metade do auxílio mudança para entidades assistenciais

Serão beneficiados o Asilo Recanto da Vida, de Candelária; a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sobradinho e o menino Heitor de Vargas.

Após polêmica nas redes sociais envolvendo seu nome que foi divulgado na lista dos parlamentares reeleitos que deverão receber o auxílio mudança da Assembleia Legislativa pago em dobro, o Deputado Adolfo Brito, que assumiu nesta quinta-feira (31) o seu 7º mandato, anunciou que deverá doar a metade do valor total referente as legislaturas para entidades da saúde e assistência social. Ele está aguardando uma decisão da Justiça em relação ao auxílio, uma vez que o advogado Manir Zeni, de Soledade, ingressou no Tribunal de Justiça Gaúcho contra deputados estaduais reeleitos que receberão o benefício.

A ação foi acolhida pelo Tribunal de Justiça, porém não foi expedida liminar conforme desejava o advogado. Os deputados estaduais ganham 25 mil e 300 reais, e os reeleitos ganham 50 mil e 600 reais. Nesse valor incide os descontos de INSS e Imposto de Renda, gerando um valor líquido para quem se reelegeu de 36 mil e 700 reais. O impacto nos cofres da Assembleia Gaúcha será de 2 milhões e 700 mil reais.

Falando ao Programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, Manir afirmou que os pagamentos tanto no Congresso como na Assembleia, desrespeitam o princípio da moralidade e gestão pública, e que não é possível manter esse tipo de privilégio enquanto que o Estado não consegue pagar o salário do funcionalismo em dia, e o governo deverá exigir sacrifício da população com a reforma da previdência. Conforme Brito, caso a Assembleia venha a efetuar o pagamento, ele fará a doação de um dos benefícios para três entidades que pediram seu apoio.

“Faremos doação ao Recanto da Vida, asilo que mantém 77 pessoas idosas, sistematicamente, em Candelária; outra parte irá para a Liga de Combate ao Câncer, em Sobradinho, que presta atendimento para muitas pessoas da região e, ainda, outro terço do valor, para a campanha em Prol do Menino Heitor de Vargas, na campanha para aquisição de seus medicamentos”,.. afirmou Brito. Cada entidade poderá receber 6 mil e120 Reais, do total de 18 mil e 358 reais, valor total de um dos auxílios mudança que deve receber o deputado. O parlamentar recentemente afirmou que o auxílio mudança, é utilizado pela maioria dos deputados para concluir pendências do mandato, especialmente em ano eleitoral.

Dos deputados estaduais eleitos e reeleitos, só quatro haviam aberto mão desse salário extra Giuseppe Riesgo e Fábio Ostermann (Novo) e Ruy Irigaray (PSL) e o reeleito Elton Weber do PSB que também prometeu doar o valor para uma instituição assistência social.