Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 25/06/2020 14:12
Por: Redação

Centro Serra pode ser incluído na bandeira vermelha mesmo sem ter casos de coronavírus

De acordo com o secretário da Saúde, Nilo Wietzke, o assunto foi debatido nesta quarta-feira (24), em Cachoeira do Sul, a pedido do prefeito do município.

  • Prefeito Sergio Ghignatti pediu atenção no regramento do combate ao coronavírus. Foto - Cacau Moraes- Jornal O Correio

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou novo boletim Informativo Epidemiológico referente a Covid-19. Os exames referentes ao dois casos suspeitos tiveram resultado negativo. No momento, não existem casos suspeitos, nem mesmo de pessoas monitoradas. Sobradinho se mantem assim sem nenhum registro de Coronvírus. Até o momento foram feitos 47 testes rápidos e todos apresentaram resultado negativo. Outros 9 exames foram encaminhados ao Laboratório Central de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, e todos foram descartados. Mesmo assim não está descartada a possibilidade da região ser classificada na bandeira Vermelha a partir da próxima semana.

De acordo com o secretário da Saúde, Nilo Wietzke, o assunto foi debatido nesta quarta-feira (24), em Cachoeira do Sul, a pedido do prefeito do município. Falando ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, o secretário disse que o Centro Serra integra a região 27, cuja sede é Cachoeira do Sul, onde houve um grande aumento de casos nos últimos, assim como em Caçapava do Sul. A taxa de ocupação das UTIs, em Cachoeira do Sul, é de 75%. Das 20 vagas 15 estão ocupadas. A maioria, no entanto, não tem nenhuma relação com a Covid-19.

Para o prefeito de Cachoeira do Sul, Sergio Ghignatti, foi dado o alerta e normas conjuntas devem ser adotadas. Ele citou o último decreto da Prefeitura que restringe ainda mais a circulação de pessoas e horários a serem seguidos pelo setor comercial. “Trata-se de um alerta”, disse ele, acrescentando que cada município deve apertar o cerco para evitar que, de repente, a região passe para a bandeira vermelha.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Passa Sete, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Novo Cabrais, Estrela Velha, Ibarama, Caçapava do Sul, Lagoa Bonita, Segredo e Sobradinho. Na entrevista desta quarta-feira o secretário Nilo Wietzke adiantou que os prefeitos do Centro Serra já estão reunindo dados para uma possível contestação junto ao Governo do Estado, caso a bandeira Vermelha venha mesmo a ser confirmada.