Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 02/08/2017 14:11
Por: Redação

Bombeiros Voluntários divulgam relatório de ocorrências

A corporação de Sobradinho é filiada a Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul.

  • Grupo é integrado por 25 voluntários. Fotos divulgação

Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho atenderam no mês de julho 56 ocorrências. Foram 6 incêndios; 18 casos de urgência e emergência incluindo acidentes; 18 remoções de pacientes; 14 atendimentos  entre eventos, apoios a ocorrências e prestação de serviços. Foram utilizados, no total de 122 mil litros de água.

Conforme Fabricio Ceolin, bombeiro responsável pelos levantamentos, de Julho de 2016 até Julho de 2017 os Bombeiros Voluntários atenderam no Centro Serra 575 chamados. Teve um total de 108 atendimentos de urgência e emergência, 67 incêndios e 400 ocorrências envolvendo remoções, atendimento a eventos, prestação de serviços e apoio a ocorrências.

O mês que mais registrou acidentes e atendimentos foi junho de 2017 com 13, o maior número de incêndios foi em dezembro de 2016 com 14 casos. Ocorrências como remoções, atendimento a eventos, prestação de serviços e apoio a ocorrências, o maior número foi em outubro do ano passado com 39 casos. No período, foram utilizados 295 mil litros de água.

Segundo Ceolin, com a expansão dos serviços de bombeiro voluntário, a corporação absorveu demandas e conhecimentos em todas as áreas necessárias do Centro Serra para o desenvolvimento correto de cada trabalho. Semanalmente os bombeiros se reúnem e praticam um treinamento, para desenvolverem as ações a serem aplicadas em ocorrências.

Fabricio Ceolin destaca que o serviço mesmo sendo voluntário, tem de ser profissional e adequado para cada caso. Atualmente o grupo é integrado por 25 voluntários ativos que se dividem semanalmente em escala de serviços 24 horas por dia. Os Bombeiros Voluntários no Estado somam mais de Mil, entre homens e mulheres, que fazem em torno de 20.000 atendimentos por ano.

A corporação de Sobradinho é filiada a Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul, entidade que coordena as questões técnicas e operacionais, orientando as ações dos bombeiros voluntários associados, buscando definir as melhores práticas observando-se a realidade do voluntariado.