Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 12/09/2020 11:14
Por: Redação

Candelária vai ganhar rota de Cicloturismo

A Rota de Cicloturismo dos Dinossauros, como será chamada, deverá contar com a participação de sete municípios sedes, divididos em um percurso de aproximadamente 320 quilômetros.

Está sendo criada em Candelária e região a União dos Municípios do Circuito Paleontológico, que tem por objetivo alavancar ainda mais a modalidade e unir o esporte ao turismo. A ideia, conforme a presidente da associação, Caren Menezes, é de criar uma rota de cicloturismo, assim como já existem em outros locais do Estado e do país. O circuito deverá proporcionar aos amantes do ciclismo uma experiência única, a fim de incentivar o turismo local e estimular a economia. A Rota de Cicloturismo dos Dinossauros, como será chamada, deverá contar com a participação de sete municípios sedes, divididos em um percurso de aproximadamente 320 quilômetros.

O intuito é levar os praticantes da modalidade até as cidades onde há sítios paleontológicos na região, bem como oferecer uma exploração dos pontos turísticos e históricos desses municípios, como, por exemplo, em Candelária, o Morro Botucaraí e o Aqueduto. Economicamente, conforme os componentes da associação, em uma expectativa mais otimista, com a implementação do circuito em Candelária, só em hospedagem, consumo e alimentação, deve alavancar a economia em cerca de R$ 1 milhão, em cada um dos municípios da rota. Para que saia do papel, a iniciativa precisa de um investimento do poder público. Tratativas já foram feitas e a expectativa é de que haja essa possibilidade.

A expectativa é de que o Circuito de Cicloturismo dos Dinossauros esteja disponível no segundo semestre de 2021. Até lá tudo deve estar pronto, como o mapeamento da rota, os locais disponíveis para a hospedagem dos viajantes, assim como os locais de referência para alimentação e outros serviços. A intenção também é cadastrar o circuito no Clube do Cicloturismo do Brasil, principal site onde os praticantes da modalidade procuram por roteiros. Com isso, há a possibilidade de atrair ainda mais visitantes para a região.

Para que o projeto já tome forma, uma reunião foi promovida nesta sexta-feira (11), na Casa de Cultura Marco Mallmann, com o apoio da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, em conjunto com representantes dos municípios de Candelária, Agudo, Dona Francisca, São João do Polêsine, Restinga Seca, Cerro Branco e Ibarama – municípios que vão integrar a rota de cicloturismo.