Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 15/03/2019 12:19
Por: Fabricio Ceolin

Comissão da Assembleia vai tratar sobre precariedade do fornecimento de energia elétrica no meio rural

Para Elton Weber o problema é recorrente e engloba desde envelhecimento de redes de transmissão até a baixa capacidade de investimentos das empresas prestadoras de serviços, passando pelo déficit em equipes de manutenção.

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa definiu para o início de abril a realização de audiência pública para tratar da precariedade do fornecimento de energia elétrica no meio rural. A decisão foi tomada durante reunião ontem. As comissões de Defesa do Consumidor e Participação Legislativa e Segurança e Serviços Públicos também aprovaram, requerimentos similares sobre o assunto.

Nas comissões de Agricultura e Serviços Públicos os requerimentos foram apresentados pelo deputado Edson Brum (MDB) e na comissão de Defesa do Consumidor a solicitação foi protocolada pelo deputado Elton Weber (PSB). Ambos os deputados argumentam que as frequentes interrupções de energia elétrica e a demora para o reestabelecimento do serviço causam prejuízos a agricultores e produtores rurais em diversas localidades.

Para Elton Weber o problema é recorrente e engloba desde envelhecimento de redes de transmissão até a baixa capacidade de investimentos das empresas prestadoras de serviços, passando pelo déficit em equipes de manutenção. Edson Brum falou a respeito das perdas dos produtores de leite em diversas localidades gaúchas, prejudicadas pela falta de energia elétrica.

O presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito (PP) lamentou que a bancada federal gaúcha não tenha priorizado, com emendas, recursos para investimentos para o suprimento de energia elétrica no meio rural. Brito destacou que tem buscado em Brasília apoio ao Projeto Energia – a Qualidade que o Brasil Precisa, um programa que viabilize de forma financeira aceitável, o ingresso de energia bifásica e trifásica na propriedade rural.