Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Polícia 16/07/2019 14:26
Por: Redação

Polícia Civil alerta sobre um novo golpe: o Golpe do Tio

Ao que parece, veio em lugar do "falso sequestro" ou do "falso parente que estragou o carro em viagem".

A Polícia Civil alerta sobre um novo golpe recorrente, o Golpe do Tio.  Ao que parece, veio em lugar do "falso sequestro" ou do "falso parente que estragou o carro em viagem". Algum falso perfil inicia contato por redes sociais com homens, via Facebook, WhatsApp ou outras redes. Na foto, uma desconhecida, bela e jovem. A auto-estima sobe, o destinatário se acha o cara, só perceberá depois que caiu numa cilada.  Conversa vai, conversa vem, há trocas de mensagens, propostas e fotos, até mesmo íntimas. A partir daí começa a segunda etapa do golpe.

Alguém, fazendo-se passar por um policial, inicia a chantagem pedindo dinheiro para não investigar a. "pedofilia", dizendo que a jovem tem13 anos, que isso é crime, que conhece seus dados pessoais e familiares, e exige depósito bancário. Depois, liga alguém fazendo-se passar pelo "pai indignado", que descobriu tudo, e também exige dinheiro. Depois disso, alguém, fazendo-se passar por advogado do pai, também entra em contato pedindo dinheiro. E assim segue. Quanto mais fraca estiver a vítima, mais vulnerável e mais suscetível, exigem novos depósitos. Segundo a Polícia, nessa história toda, vão-se dois ou três dias de conversas, extorsões e tortura psicológica, e depósitos feitos.

Já foram registrados casos em Vacaria, cujos contatos partiram de telefones da área 51. Só uma vítima depositou 20 mil reais. Há duas linhas de investigação: Os telefones, de onde partem as ligações e as contas bancárias indicadas para depósito. Como as pessoas em geral se expõe nas redes sociais, dados da vida privada são utilizados na extorsão, o que só aumenta o apavoramento da vítima.Qualquer informação ou contato sobre o Golpe do Tio, as pessoas devem comunicar os órgãos de segurança, para que as providências sejam tomadas.