Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 18/12/2019 14:29
Por: Redação

Municípios do Centro Serra receberão subsídios para projetos de irrigação

O Programa Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada Mais Água Mais Renda é uma política de Estado que surgiu como resposta aos déficits hídricos frequentes no Rio Grande do Sul.

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) anunciou a liberação de 903 mil 324 reais para a subvenção de projetos de irrigação de 245 agricultores. Os recursos fazem parte do Programa Mais Água Mais Renda. Entre os municípios beneficiados estão Passa Sete, Alto Alegre, Estrela Velha, Fortaleza dos Valos e Salto do Jacuí.

O secretário da Agricultura, Covatti Filho, destgaca que “os beneficiários estão espalhados por 137 municípios gaúchos, contemplando 18 das 19 coordenadorias regionais da Secretaria”. Conforme ele, “a irrigação é o melhor seguro agrícola para boas colheitas e já faz parte do cotidiano do produtor”. O Programa Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada Mais Água Mais Renda é uma política de Estado que surgiu como resposta aos déficits hídricos frequentes no Rio Grande do Sul.

O objetivo da ação é atender aos produtores rurais interessados em adquirir e licenciar sistemas de irrigação em suas propriedades. Com base em uma licença emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o programa analisa projetos que se enquadram em seu escopo, dando prioridade à construção e à regularização de reservatórios vinculados a sistemas de irrigação por aspersão e gotejamento.

Desde 2012, o programa ajudou a ampliar a área irrigada do Estado, passando de aproximadamente 100 mil hectares para cerca de 220 mil em 2019 – deste incremento de 120 mil hectares irrigados, 80 mil são ligados diretamente ao Mais Água Mais Renda.