Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 10/02/2021 12:29
Por: Redação

Secretária da Saúde de Ibarama destaca suas prioridades

Joditia Mattana é formada nas áreas da educação e gestão e foi reitora e responsável pela criação da Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha, no Paraná

A secretária da Saúde do município de Ibarama falou nesta quarta-feira (10) sobre suas prioridades para o setor. Em entrevista ao programa Enfoque, a primeira-dama Joditia Mattana explicou que, entre outras medidas, está atualizando a fila de espera por exames e demais procedimentos via SUS.

Ela também disse que dois médicos continuam atuando no Posto de Saúde e que um terceiro deverá ser contratado nos próximos dias, além de um ginecologista que já está atendendo uma vez por semana. Outra meta é aumentar o atendimento de psicologia como forma de tentar diminuir a medicalização dos pacientes.

A secretária disse que ficou surpresa com a grande quantidade de um tipo de remédio que foi adquirida e distribuída nos últimos meses do ano passado. Garantiu que vai continuar fornecendo medicamentos da lista básica de responsabilidade dos municípios, e encaminhar via judicial a obtenção daqueles que são de competência do Estado.

Joditia Mattana é formada nas áreas da educação e gestão e foi reitora e responsável pela criação da Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha, no Paraná. Ela garantiu diálogo com os profissionais da secretaria e com a população, prometendo ainda que não haverá discriminação no atendimento por questões partidárias. 

Coronavírus

A Secretaria da Saúde de Ibarama recebeu até o momento 90 doses das vacinas contra o Coronavírus. Segundo a secretaria da Saúde, 50 doses estão sendo aplicadas em profissionais da saúde e 40 delas em idosos acima de 85 anos.

As próximas etapas serão divulgadas de acordo com o Plano Nacional de Vacinação. Os agentes de saúde também estão agendando a vacinação para pessoas acamadas, que serão vacinadas em suas residências.