Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 22/02/2021 15:26
Por: Redação

Secretaria da Saúde de Arroio do Tigre emite orientações sobre atendimentos nos ESFs

O atendimento médico no ESF Saúde Para Todos será feito durante todo o dia. As demais consultas de urgência pediatria e ginecologia e obstetrícia serão mantidas no Posto de Saúde Central.

Em razão do crescente número de casos de Covid-19 no município de Arroio do Tigre, e para prestar um atendimento mais seguro, a Secretaria Municipal da Saúde decidiu fazer os atendimentos dos pacientes com sintomas grupais no ESF Saúde Para Todos, no Bairro Industrial. Segundo a secretária, Diana Rauber Mergen, a medida é temporária e visa evitar a contaminação das pessoas que buscam atendimento nas unidades de saúde de Arroio do Tigre. O atendimento médico no ESF Saúde Para Todos será feito durante todo o dia. As demais consultas de urgência pediatria e ginecologia e obstetrícia serão mantidas no Posto de Saúde Central.

 Nas unidades de saúde do interior, os atendimentos serão mantidos conforma a escala. Diana Rauber Mergen lembra que os testes são indicados após avaliação médica. Segundo ela, caso alguém tenha contato com alguma pessoa positivada para a Covid-19, e não apresentar nenhum sintoma, não é necessária avaliação médica. A secretária ressalta que no seu meio familiar, haja algum caso positivo, ou que tenha sido colocado em isolamento, até a chegada do resultado, é necessário que todos os moradores da casa devem permanecer em isolamento. Ela alerta que a capacidade de atendimento médicos nos postos de saúde de Arroio do Tigre está esgotada.

Por isso, serão mantidos os atendimentos de pessoas com sintomas gripais ou outra situação que se caracterize atendimento de urgência. Os atendimentos eletivos, exames de rotina e outras situações de agendamento, serão retomados quando a situação dos casos da Covid-19 estiver estabilizados.