Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 03/10/2020 12:43
Por: Redação

Nova rota de cicloturismo vai atrair ciclistas para a região

A iniciativa promete uma valorização da cultura e do meio ambiente locais, além do desenvolvimento econômico, com a movimentação em restaurantes, bares, lancherias, hotéis, pousadas, lojas de bicicletas e de suvenires.

Um encontro em agosto deste ano marcou a fundação da União dos Municípios do Circuito Paleontológico (UMCP), que pretende criar uma rota de cicloturismo na região a partir de 2021. O trajeto, que deve entrar em funcionamento no segundo semestre do próximo ano, abrange sete municípios em quase 320 quilômetros a serem percorridos em sete dias por ciclistas de todo o País e do Mercosul, em trechos de 30 a 60 quilômetros diários. O trajeto temático pretende explorar o potencial turístico da região e se chamará Circuito Vale dos Dinossauros.

Estão previstas visitas ao Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues, de Candelária, e aos sítios paleontológicos. A iniciativa promete uma valorização da cultura e do meio ambiente locais, além do desenvolvimento econômico, com a movimentação em restaurantes, bares, lancherias, hotéis, pousadas, lojas de bicicletas e de suvenires. Segundo a presidente da associação, Caren Menezes a rota principal inclui Candelária, Cerro Branco, Agudo, Restinga Seca, São João do Polêsine, Dona Francisca e Ibarama, mas há possibilidade de que novos municípios seja adicionados.

O caminho vai passar por municípios vizinhos, como Novo Cabrais, Silveira Martins e Passa Sete, e outras opções de trajeto podem incluir Nova Palma e Sobradinho. Entre os pontos turísticos estão o Morro Botucaraí, o aqueduto, a Cascata da Ferradura e a Ponte do Império em Candelária, que abriga ainda a saída e chegada do trajeto. Outros locais serão o Recanto Maestro, o distrito Vale Vêneto, a Cascata da Gringa, o porto em Dona Francisca junto ao Rio Jacuí e o Morro Cerro Branco.