Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 26/12/2018 13:48
Por: Fabricio Ceolin

Projeto Verde é Vida define atividades para 2019

Os trabalhos  terão como tema central a Juventude: uma ação social, com o objetivo de discutir com os jovens o papel o seu na família e na comunidade, tendo a escola como referência.

O Projeto Verde é Vida, programa permanente de educação socioambiental e rural mantido pela AFUBRA, definiu  o seu plano de ações para 2019. Os trabalhos  terão como tema central a Juventude: uma ação social, com o objetivo de discutir com os jovens o papel o seu na família e na comunidade, tendo a escola como referência. Segundo o coordenador pedagógico, professor José Leon Macedo Fernandes, o Projeto Verde é Vida está em constante transformação e inovação.

Além de manter as bases de trabalho rotineiras – distribuição de mudas, palestras, Bolsa de Sementes, Ação Conjunta, Pesquisa Científica  – procura trazer  temas pertinentes às necessidades das comunidades. “Para este trabalho dar certo, a parceria com os municípios é fundamental. A equipe do Verde é Vida, tanto da matriz como das filiais, faz a sua parte de apoio. Contudo, são os alunos, professores, pais e comunidade escolar e em geral que conhecem a sua realidade e adaptam para si as sugestões do Verde é Vida”, enfatiza Leon.  

Cita o Projeto Nascentes - que depois da culminância do projeto piloto  durante três anos em Boqueirão do Leão, o Projeto Nascentes será levado como proposta para todas as escolas parceiras do Verde é Vida, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A ideia é a escola procurar produtores rurais parceiros para a recuperação de nascentes, cabendo ao Verde é Vida buscar parceiros para o suporte técnico e pedagógico aos trabalhos.

Lançado em agosto, o Curso de Atualização a Distância  é gratuito e voltado para professores de escolas parceiras que participam do Programa de Ação Socioambiental. A primeira turma do Curso de Educação Socioambiental Rural conta com 450 alunos. Em 2019, abre nova turma.