Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 26/03/2019 14:01
Por: redacao

19ª Expoagro Afubra foi aberta nesta terça-feira em Rio Pardo

A Rádio Sobradinho estará presente na Expoagro Afubra nesta quarta-feira (27), acompanhando a programação do dia com boletins.

Tecnologias para o Campo – Gestão. Este é o tema da 19ª Expoagro Afubra que iniciou nesta terça-feira (26), e estende-se até quinta-feira (28). A abertura ocorreu às 9 horas, e contou com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, delegado Ranolfo Vieira Júnior, além de autoridades federais, estaduais e municipais e lideranças ligadas ao setor agropecuário.

Segundo o engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, coordenador geral da Feira, “a forte mudança no mercado mundial pelo comportamento dos consumidores e pela tecnologia da informação atinge todos os setores produtivos, e o setor agropecuário não fica fora do contexto. Por isso, é de suma importância que os produtores administrem suas propriedades da melhor forma possível buscando rentabilidade.

Isso somente é possível com bom gerenciamento de todos os recursos da propriedade, capital investido, a mão de obra necessária, os custos de produção, a escolha das atividades de produção comercial e área da propriedade e a comercialização. O produtor deve estar preparado por cursos, treinamentos e, se possível, utilizando tecnologia para isso”. Dornelles ainda destacou que a Expoagro Afubra é o local onde os produtores rurais podem encontrar informações para tornar a sua propriedade uma empresa de sucesso.

O grande destaque da solenidade de abertura desta edição da feira foi a inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar. O ato de corte da fita inaugural ocorreu logo após a solenidade de abertura, junto ao Pavilhão, concretizando o sonho de uma estrutura fixa para as agroindústrias familiares. O pavilhão começou a se tornar realidade a partir do anúncio – durante o lançamento da Expoagro Afubra 2016 – do deputado federal Heitor Schuch, que conseguiu a verba por meio de emenda parlamentar. O pavilhão é um convênio firmado entre o município de Rio Pardo e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que contou com um repasse no valor de R$ 926.250,00, mais uma contrapartida do município, em parceria com a Afubra, no valor de R$ 40.246,75.

A estrutura de alvenaria possui 1.500 metros quadrados e ainda será erguida uma estrutura com pirâmides, anexo ao pavilhão, já que são necessários 2 mil metros quadrados de área para acomodar as 112 agroindústrias e 37 expositores de artesanato, plantas e flores que participarão desta edição da Expoagro Afubra. Para a construção dos estandes, há investimento do Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A comissão organizadora do Pavilhão da Agricultura Familiar é composta pela Afubra, Fetag, Emater/RS-Ascar e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Em 2019, seguindo o tema central da 19ª Expoagro Afubra, o 11º Fórum de Diversificação de Culturas e Atividades Rurais abordará a gestão nas propriedades. Organizado numa parceria entre a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede), o encontro será no auditório do Parque da Expoagro Afubra, às 9 horas da próxima quinta-feira, dia 28.

O 6º Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar é uma promoção da Afubra com o Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/Ufpel) e parceira da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A premiação ocorre no último dia da 19ª Expoagro Afubra, às 12 horas, no palco do Espaço Cultural.

Na categoria empresa são nove inscritos: BE1 Tecnologia, com o Computador Agrícola BE1; Jacto, com o Jacto DJB-20S; Mahindra, com o Trator 2015; Maquinafort, com a Mini Serraria Móvel SMM1 Compacta; Rovler, com o Equipamento para Secagem de Produtos Vegetais; Torri Engenharia e Saneamento, com o Bebedouro de Água para Animais no Sistema Anelfácil Torri; Unyterra Máquinas Agrícolas, com a Transplantadeira de Hortaliças; Zebu Sistemas Eletrônicos, com a Armadilha para Insetos – Energia Solar; e WD Master, com o Master-200.

Na categoria inventor, foram seis inscritos e três selecionados, todos do Rio Grande do Sul: Leovanis Gonçalves, Daniela Colle e Ana Carolina Razera, de Vanini, com o Batedor e Limpador de Feijão; Cleiton Drost, de Herveiras, com o Limpador de Grãos; e Leonardo Streher Matté e Silvio Luiz Albani, de Aratiba, com a Transplantadeira de Mudas. A Rádio Sobradinho estará presente na Expoagro Afubra nesta quarta-feira (27), acompanhando a programação do dia com boletins.