Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 27/07/2017 14:29
Por: Redação

Conselho Monetário Nacional reverte decisão do Plano Safra 2017/2018

Conforme o secretário da Regional Sindical Centro Serra, Miguel Limberger, os Sindicatos de Trabalhadores Rurais, FETAG e CONTAG tiveram várias negociações com o Governo Federal e conseguiram reverter a situação.

Foi publicado ontem pelo Conselho Monetário Nacional a resolução nº 4.592 que reverte uma decisão do Plano Safra 2017/2018 lançado em 31 de maio. A compra de insumos, defensivos e sementes de produtos financiados pelas linhas do Pronaf não podiam ser adquiridos anteriormente à data de contratação da operação de crédito agrícola, o que praticamente impossibilitaria de acionar o PROAGRO em caso de uma intempérie.

Conforme o secretário da Regional Sindical Centro Serra, Miguel Limberger, os Sindicatos de Trabalhadores Rurais, FETAG e CONTAG tiveram várias negociações com o Governo Federal e conseguiram reverter a situação. A Resolução publicada no diário oficial garante que as notas de compras de fertilizantes, corretivos, defensivos agrícolas ou sementes fiscalizadas ou certificadas serão aceitas com datas de até 180 dias antes da formalização do crédito, ficando então amparadas todas as culturas de verão.

Miguel Limberger – presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Segredo – explica que neste sentido serão aceitas as notas de até 6 meses antes da assinatura do PRONAF daqueles agricultores que compraram seus insumos antecipadamente para aproveitar os melhores preços.