Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 19/03/2020 14:18
Por: Redação

Equipamentos do cercamento eletrônico de Sobradinho estão sendo instalados

As imagens das ruas irão para uma central, que será monitorada diretamente para a sala de operações no quartel da Brigada Militar, que despachará uma guarnição para o atendimento da ocorrência.

  • Tenente Jerônimo e Soldado dos Santos na futura sala de videomonitoramento. Foto: Fabricio Ceolin
  • Câmera de Vídeomonitoramento. Foto: Evandro Trindade

Iniciou a instalação dos equipamentos do cercamento eletrônico em Sobradinho. Conforme o Tenente Jerônimo Dalberto, comandante do 1º pelotão da 5ª Companhia, serão seis pontos monitorados, sendo três na área central e três nos principais acessos da cidade. O Tenente destaca que com aas câmeras, será possível flagrar situações específicas, como veículos furtados ou pessoas suspeitas com determinadas características. As imagens das ruas irão para uma central, que será monitorada diretamente para a sala de operações no quartel da Brigada Militar, que despachará uma guarnição para o atendimento da ocorrência.

O prazo máximo para que o sistema entre em funcionamento é julho deste ano.  Quanto ao efetivo que deverá trabalhar na sala, o Oficial revela que o comando está buscando e poderá ser contemplado com o Programa Mais Efetivo da Brigada, onde militares da reserva retornam e executam a função de operador do videomonitoramento. Com isso, o pessoal que fica na sala de operação, poderá ser inserido no atendimento da ocorrência.  Em janeiro de 2019, a prefeitura de Sobradinho instalou por conta própria três câmeras no centro. Questionado se o sistema da prefeitura poderá ser interligado ao sistema da Brigada, o Tenente Jerônimo diz que um processo administrativo foi aberto no setor técnico da empresa que está instalando o novo sistema, e a possibilidade está sendo estudada.

As câmeras que compõe o sistema de cercamento eletrônico possuem uma grande capacidade de Zoom, além de giro, onde conforme o Jerônimo Dalberto, o operador suspeitando de alguma movimentação ou irregularidade, poderá aproximar a imagem e identificar com precisão a pessoa suspeita ou o veículo. Paralelo a isso, o policial de serviço terá acesso ao sistema de consultas integradas, que é um banco de dados tanto de veículos, quanto de pessoas, fazendo uma triagem antes mesmo de despachar uma guarnição para abordagem. Em caso de algum roubo ou furto em municípios vizinhos, também será possível monitorar a entrada ou passagem dos veículos ou pessoas suspeitas em Sobradinho, e até mesmo monitorar veículos com carga animal que possam estar envolvidos em abigeatos. Também será possível o monitoramento de eventos promovidos no Centro.

Em Sobradinho o projeto de Videomonitoramento do Governo do Estado vem sendo desenvolvido desde 2017, e terá investimento de R$ 266mil 537 reais na instalação das 6 câmeras e R$ 110 mil 820 reais na sala de videomonitoramento, sendo um total de 377 mil reais. Conforme o coronel Valmir José dos Reis, comandante regional da Brigada Militar, a previsão é de que todo o sistema de cercamento e videomonitoramento da região, além do acompanhamento pelas salas de cada município, seja espelhado para a sede do Centro Integrado de Operações e Emergência (Ciope) em Santa Cruz.