Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 22/01/2021 12:25
Por: Redação

ATURCSERRA repassou para a AMCSERRA os Inventários de Oferta Turísticas

Na ocasião houve a entrega dos Inventários de Oferta Turísticas dos municípios da Região Centro-Serra que fazem parte do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo

  • Foto: divulgação
  • Foto: divulgação
  • Foto: divulgação
  • Foto: divulgação
  • Foto: divulgação
  • Foto: divulgação
  • Foto: divulgação
  • Foto: divulgação
  • Foto: divulgação

A Associação de Turismo da Região Centro-Serra esteve presente na tarde de quinta-feira (21), na reunião os prefeitos da AMCSERRA realizada na Câmara de Vereadores de Sobradinho. Na ocasião houve a entrega dos Inventários de Oferta Turísticas dos municípios da Região Centro-Serra que fazem parte do Programa de Regionalização do Turísmo do Ministério do Turismo.

O secretário da ATURCSERRA, Roberto Nunes, esclareceu que a Associação de Turismo da Região Centro-Serra é uma Instância de Governança Regional instituída pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul, e pelo Ministério do Turismo através do Plano de Regionalização do Turismo, contando com a participação do poder público e da iniciativa privada dos municípios. Entre outras atividades, coordena o Plano de Ação de Turismo da Região Centro-Serra, que é formada pelos municípios de Arroio do Tigre, Cerro Branco, Estrela Velha, Ibarama, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo e Sobradinho.

Nunes destacou que durante o ano de 2020 a entidade promoveu visitas a estes municípios para a elaboração do inventário, como também reuniões presenciais e virtuais com os interlocutores municipais a fim de fomentar a atividade turística mesmo durante a pandemia, destacando que no facebook “Turismo Centro-Serra” já conta com a participação de 1.440 seguidores.

Com relação aos Inventários de Oferta Turística entregues aos prefeitos, a ATURCSERRA destaca que foram elaborados através do levantamento de dados em parceria com os interlocutores municipais, catalogando atrativos, serviços e equipamentos de infraestrutura de apoio ao turismo da região.

Roberto Nunes, salientou que os recursos do convênio com a AMCSERRA que iniciou no dia 3 de março do ano passado e que encerra agora, dia 31 de janeiro, foram destinados exclusivamente para o pagamento de uma turismóloga, encargos sociais e material de expediente, conforme balancete contábil apresentado juntamente com os inventários. Ele ressaltou que a renovação deste convênio é indispensável, uma vez que possibilita a coordenação do turismo regional, que está orientado pelo Plano de Ação de Turismo 2020 e que deverá ser renovado para o biênio 2021/2022.

A ATURCSERRA acrescentou que o Mapa do Plano de Regionalização do Ministério do Turismo deverá ser atualizado no próximo semestre, e será a oportunidade para os municípios que ainda não fazem parte se habilitem, devendo solicitarem adesão e nomear interlocutor, bem como criarem os conselhos e planos municipais de turismo. A presidente da ATURCSERRA, Tatiana Lisboa, não participou da reunião por motivo de viagem.