Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 30/06/2020 14:32
Por: Redação

MetSul alerta para ciclone bomba no Rio Grande do Sul

O sistema está no estágio inicial e vai provocar impactos nas regiões Sul e Sudeste do País, com chuva intensa, tempestades isoladas e vento forte.

Uma ‘bomba meteorológica’ ou ‘ciclone bomba’ está marcando esta terça-feira (30) e se estende até esta quarta-feira (01). O sistema está no estágio inicial e vai provocar impactos nas regiões Sul e Sudeste do País, com chuva intensa, tempestades isoladas e vento forte. O evento ocorre quando a pressão atmosférica no centro do sistema cai muito rapidamente, em um curto espaço de tempo. É exatamente isso que vai acontecer no oceano Atlântico, na altura do Sul brasileiro.

A área de baixa pressão está trazendo chuva volumosa entre o Centro e o Norte do Rio Grande do Sul. São esperados acumulados de até 150 milímetros ao longo do dia, inclusive para o Vale do Rio Pardo, com elevado risco de alagamentos. Temporais isolados com vento e granizo já foram registrados em alguns municípios. No fim do dia, o vento se intensifica com o início do ingresso de uma massa de ar polar. Em Sobradinho conforme o acompanhamento pluviométrico feito por Iedo Gassen do departamento técnico de nossas emissoras, choveu 90 milímetros até às 12 horas desta terça-feira. O acumulado do mês de junho é de 240 milímetros.

Nesta quarta-feira (01), a região pode ter rajadas acima dos 80 quilômetros por hora. O vento será mais intenso junto ao Litoral, quando pode atingir até 120 quilômetros por hora. A MetSul alerta que podem ocorrer danos como queda de árvores, destelhamento de casas e colapso de estruturas. A sensação de frio também marcará o dia. A partir de quinta-feira (02), o ciclone começa a diminuir os efeitos sobre o Rio Grande do Sul mas o frio ganha intensidade. No amanhecer de sexta-feira (03), o Vale do Rio Pardo pode ter registro de geada em diversos pontos.