Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 10/01/2020 13:59
Por: Redação

Sindicato dos Trabalhadores de Lagoa Bonita defende decreto de Situação de Emergência no município

Um levantamento inicial, feito no Sindicato, baseado nos relatos dos agricultores, dá conta que a quebra na produção do fumo em Lagoa Bonita chega aos 45%. Nas lavouras de milho, feijão e soja precoce, os prejuízos é de 70%.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Lagoa Bonita do Sul, Sidinei Bach, esteve reunido com representantes da administração municipal e da Emater, para solicitar que seja providenciada a decretação da situação de emergência em decorrência da seca em Lagoa Bonita do Sul. Segundo ele, a cada dia que passa aumenta o número de agricultores que procuram o Sindicato relatando a situação dramática das lavouras em decorrência da falta de chuva.

Um levantamento inicial, feito no Sindicato, baseado nos relatos dos agricultores, dá conta que a quebra na produção do fumo em Lagoa Bonita chega próximo aos 45%. Nas lavouras de milho, feijão e soja precoce, os prejuízos já atingem 70%. Sidinei Bach destaca que a decretação de situação de emergência possibilitará que o município seja contemplado com medidas de ajuda para os agricultores, tanto do governo Estadual, quanto do governo Federal.

Na tarde desta sexta-feira (10) os Sindicatos da região Centro Serra estarão participando de uma vídeo conferencia estadual, convocada pela FETAG, para elaborar uma pauta única a ser encaminhada imediatamente para os governos Federal e Estadual. Neste documento irão solicitar providencias para auxiliar os agricultores a enfrentar este difícil momento, pois mesmo que a chuva retorne ao Estado os prejuízos na área agrícola já são muito grandes.