Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 25/03/2020 14:23
Por: Redação

Candelária monitora duas pacientes sob suspeita de coronavírus

Elas foram submetidas à coleta de amostra de material para encaminhamento ao Laboratório Central (Lacen) do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (25).

A secretaria municipal de Saúde e o Hospital Candelária atenderam nos últimos dois dias, 19 pessoas com sintomas gripais. Desses, 17 receberam orientações médicas e foram encaminhados para isolamento domiciliar. Outras duas pacientes, que apresentaram sinais de Síndrome Respiratória Aguda Grave, estão internadas na casa da saúde da cidade e são consideradas suspeitas de contaminação por Covid-19. Elas foram submetidas à coleta de amostra de material para encaminhamento ao Laboratório Central (Lacen) do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (25).

De acordo com a coordenadora da vigilância epidemiológica, Melissa Rathke, os procedimentos adotados vão ao encontro dos protocolos divulgados pela secretaria estadual de Saúde e pelo Ministério da Saúde, principalmente depois da declaração de transmissão comunitária em todo o território gaúcho. Ela destaca que “não se sabe mais de onde está vindo o vírus e, por isso, é preciso mais cautela”. Nesse sentido, Melissa reforçou que todos os pacientes que apresentarem sintomas gripais serão considerados suspeitos, mas serão testados somente aqueles que apresentarem maior gravidade nos sinais e necessitarem de internação. As duas pacientes consideradas suspeitas de contaminação por coronavírus estão isoladas, no Hospital Candelária. Elas já estão sendo medicadas e permanecem sob intensa observação. O prazo para chegada do resultado dos exames é de quatro a sete dias.