Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 08/06/2020 13:22
Por: Redação

Estrela Velha poderá não ser mais atendida pelos Bombeiros Voluntários de Sobradinho

A corporação de Sobradinho é responsável por uma população de 37 mil pessoas.  

Após pressão da Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul e da Voluntersul, o governo estadual prorrogou por 60 dias a entrada em vigor de portarias do Corpo de Bombeiros Militar que restringem a atividade da categoria. Com isso, as normas estão previstas para vigorar a partir de 31 de julho. O novo prazo foi publicado no Diário Oficial do Estado. Presidente da Frente, o deputado Elton Weber explica que, devido ao coronavírus, o projeto de regulamentação ainda não foi protocolado na Assembleia Legislativa, o que gerou a necessidade de postergação.

Entre as novas regras impostas está a que limita a atuação dos Bombeiros Voluntários a cidades com até 15 mil habitantes. No caso de população entre 15 mil e 30 mil, os Voluntários podem atuar em parceria com os militares. Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho e de Tapejara, são as corporações que mais atendem municípios no Estado, sendo 6 cidades cada. A corporação de Sobradinho é responsável por uma população de 37 mil pessoas.  

A única prefeitura que não renovou o convênio com a corporação até agora é de Estrela Velha, alegando que os Bombeiros Voluntários devem assinar o convênio com o Estado. Um ofício através da Voluntersul foi enviado para a Prefeitura, esclarecendo  que não há objeção no termo de cooperação ou fomento a ser firmado entre o município e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Sobradinho, uma vez que as legislações que tratam sobre o Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiros, no que se refere a regularização, estipulam um prazo para que as unidades já instaladas façam a solicitação de termo de cooperação. Entretanto, a persistir o pedido oficial, o município de Estrela Velha poderá deixar de ser atendido nos próximos dias. 

A frente parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários também, está trabalhando em uma legislação própria, garantindo assim a segurança jurídica e o fomento às unidades de Bombeiros Voluntários.

No próximo dia 16, a entidade sobradinhense criada pelo vereador Adão Weber completa 20 anos de serviços prestados na região Centro Serra.