Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 02/01/2018 13:56
Por: Redação

Bombeiros Voluntários de Sobradinho deixam de atender três municípios do Centro Serra

Conforme o comandante operacional interino, e presidente da entidade, Gerson Schirmer, os prefeitos desses municípios foram procurados, porém, não renovaram o convênio com a corporação.

Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho deixam, a partir desta terça-feira (02), de atender três municípios do Centro Serra. Estrela Velha, Lagoão e Arroio do Tigre. Conforme o comandante operacional interino, e presidente da entidade, Gerson Schirmer, os prefeitos desses municípios foram procurados, porém, não renovaram o convênio com a corporação.

A prefeitura de Estrela Velha disse não ter condições de repassar recursos. As prefeituras de Lagoão e Arroio do Tigre também foram procuradas, e não deram mais retorno quanto à renovação do convênio.  No caso de Arroio do Tigre, foi anunciado na semana passada que os Bombeiros Voluntários da cidade irão atender o município a partir desta terça-feira.

O anúncio foi feito pelo novo presidente da entidade, José Francisco Telöken, e segundo ele, as últimas definições ocorreram durante reunião quando foi empossado no cargo. Telöken informou que a corporação, inicialmente vai atuar somente no território de Arroio do Tigre, mas não descartou a possibilidade de futuramente estender suas ações à Estrela Velha e Tunas.

O serviço oferecido será apenas de combate a incêndios e transporte de água para o abastecimento, em caso de necessidade, já que o atendimento a acidentes é feito pelo SAMU. Conforme Telöken, os Bombeiros de Arroio do Tigre tem pouco material de trabalho, porém, a CACISAT garantiu a aquisição dos equipamentos de proteção - macacões e capacetes. A manutenção do caminhão será feita pela prefeitura.

Quanto ao repasse de recursos do município, o presidente dos Bombeiros, disse que a prefeitura já deu sinal positivo, mas não houve ainda a definição de valores. Destacou que outro problema pendente é a documentação do caminhão que ainda não foi regularizada junto ao DETRAN, após a transformação do veículo doado pela Receita Federal em viatura de bombeiros. A corporação conta com 16 voluntários e pode ser acionada pelo número 190 da Brigada Militar.

A entrada em operação dos Bombeiros Voluntários de Arroio do Tigre acontece sete anos após as primeiras tratativas. De lá para cá, houve vários entraves burocráticos e até mesmo alguns desentendimentos que atrasaram o início dos trabalhos.  José Francisco Telöken informa que neste fim de semana os Voluntários de Arroio do Tigre já trabalharam no combate a um incêndio de uma residência, mas, devido a problemas  numa mangueira do caminhão, acabaram pedindo e recebendo o apoio da corporação de  Sobradinho.

O problema deverá ser resolvido ainda essa semana. Gerson Schirmer responsável pelos Bombeiros de Sobradinho, por sua vez, diz que a corporação, que também trabalha na área de resgate de vítimas, não deixará os acidentes nos municípios não abrangidos pelo convênio. Ele salienta que se o município que deixou de ser atendido tiver interesse em um novo convênio, a corporação voltará a atender no caso de incêndios,  assim que os repasses forem colocados em dia. “De nossa parte, cansamos de correr atrás”.. disse Schirmer.

Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho passam a atender a partir de agora,  Sobradinho, Segredo, Ibarama, Passa Sete e Lagoa Bonita. A corporação pode ser acionada pelo número 9-97193-193.