Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 12/03/2019 13:56
Por: Fabricio Ceolin

Corede VRP: Definidas ações dos comitês setoriais para 2019

Coordenadores dos Comitês Setoriais do Plano Estratégico Regional se reúnem para planejamento anual

Uma importante reunião ocorreu na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), marcou o início das atividades do comitê de gestão e governança do Planejamento Estratégico Regional do Vale do Rio Pardo. Este é responsável pela realização e atualização dos 39 projetos previstos no plano, considerando as cinco dimensões elencadas: institucional, sociocultural, econômico, infraestrutural e ambiental.

A reunião foi coordenada pelo presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, e contou com a participação dos coordenadores dos Comitês Setoriais, bem como, da coordenadora do Núcleo de Gestão Pública da Unisc, Valeria Borgez Vaz, setor que presta assessoria técnica a este trabalho.

O presidente Heitor Petry, destacou a importância do engajamento dos coordenadores e respectivos integrantes de cada comitê, que, de forma voluntária, integrada e articulada, se reuniram ao longo do ano de 2018, no acompanhamento dos projetos prioritários. O presidente destacou a realização do 1º Seminário de Articulação e Integração das Políticas Regionais do Vale do Rio Pardo, realizado no mês de agosto e o Seminário de Energia Elétrica, no mês de outubro.

Ainda, a revisão de dois importantes projetos na área da saúde e da segurança pública, que teve a contribuição de representantes dessas áreas, tornando os projetos mais abrangentes em conformidade com as necessidades da região, além de levantamento de dados em áreas específicas que auxiliarão no diagnóstico e posterior encaminhamento de algumas demandas. A primeira ação deste ano estará a cargo do Comitê Setorial Econômico, responsável pela organização do Fórum da Diversificação, que será realizado no dia 28 de março, junto a programação da Expoagro Afubra.

Metas

Os coordenadores dos Comitês Setoriais fizeram uma avaliação da experiência realizada no ano passado e elencaram algumas metas para este ano, e, entre elas, foi proposto descentralizar as reuniões dos Comitês Setoriais, e neste sentido, será proposta uma reunião para o mês de junho, no município de Sobradinho, oportunizando aos municípios da microrregião Centro Serra, representados pelos presidentes de Comudes, entidades, lideranças e segmentos da sociedade civil organizada, poderem participar mais efetivamente, contribuindo com demandas e soluções conjuntas.

O Comitê Setorial Infraestrutural propôs a elaboração de um mapa estrutural identificando a situação da infraestrutura das escolas estaduais da região, que na sua maioria apresentam deficiência na rede elétrica e cobertura de espaços escolares, este trabalho, em parceria com as coordenadorias regionais de educação.

O grupo definiu a primeira rodada de reuniões para o mês de abril, sendo que todas as entidades que tiverem afinidade com algum projeto ou estratégia regional, estão convidados a participar dos Comitês Setoriais, e para isso a entidade precisa indicar o seu representante e informar o Corede Vale do Rio Pardo por e-mail coredevrp@gmail.com. Deverão ocorrer três reuniões no ano, as demais possivelmente nos meses de agosto e novembro.

Calendário das reuniões do mês de abril

02/04 - 9h – Comitê Setorial Institucional

02/04 - 14h – Comitê Setorial Infraestrutural

03/04 - 9h – Comitê Setorial Ambiental

09/04 - 9h - Comitê Setorial Econômico

09/04 - 14h – Comitê Setorial Sociocultural

Reuniões na salta 402, do bloco 4 da Unisc