Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 12/12/2019 14:01
Por: Redação

Bombeiros de Sobradinho e Arroio do Tigre combatem incêndios em áreas de mato

Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho atendem pelo telefone 9-97-193-193 ou chamada de voz via WhatsApp. Já os Bombeiros de Arroio do Tigre podem ser acionados pelo telefone 9- 9838-6002.

O forte calor e a falta de chuva nos últimos dias aumentam o risco de queimadas na região Centro Serra. Somente nesta quarta-feira (11) foram registrados dois incêndios em áreas de mata. Um deles ocorrem em Pitingal, entrada para Baixo Passa Sete, atingindo 20 hectares nas propriedades de Sandro Zuchetto, Jonas Techi e Alex Wagner. Segundo os bombeiros voluntários de Sobradinho foram necessários 15 mil litros de água para combater as chamas. A origem do fogo é desconhecida.

Já os Bombeiros de Arroio do Tigre ontem foram acionados para apagar um incêndio numa área de mata em Vila Tamanduá. O fogo destruiu cerca de um hectare. Segundo os Bombeiros, a origem das chamas foi a queima de lixo doméstico. Foi necessário o uso de 4.500 litros de água para combater o fogo. Os Bombeiros alertam que em épocas de seca é preciso tomar uma série de cuidados a fim de evitar focos de incêndios.

Entre as recomendações estão: Não atear fogo em área de vegetação ou roçada sem a devida autorização e supervisão do órgão ambiental; para as propriedades rurais, manter sempre aceiradas e o grupo de vizinhos sempre atentos a qualquer surgimento de queimada; não lançar “bituca” de cigarro pela janela do veículo quando trafegar por rodovias ou estradas vicinais, pois a vegetação seca pega fogo com muita facilidade, devido à baixa umidade do período de estiagem; Não queimar lixo, folhagens, galhadas e entulhos, principalmente se for próximo de áreas de vegetação, e não usar o fogo como agente de limpeza, em quaisquer que seja o local ou para renovar a pastagem. Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho atendem pelo telefone 9-97-193-193 ou chamada de voz via WhatsApp. Já os Bombeiros de Arroio do Tigre podem ser acionados pelo telefone 9- 9838-6002.