Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 16/04/2021 14:14
Por: Redação

Bombeiros Voluntários do RS serão vacinados contra Covid-19

Sobradinho já iniciou a vacinação dos Bombeiros Voluntários do município.

A Secretaria de Saúde do Estado confirmou no final da tarde dessa quinta-feira (15) que os 437 bombeiros voluntários gaúchos, de 20 municípios, que ainda não haviam sido vacinados contra a Covid-19 serão incluídos na vacinação das forças de segurança a partir da próxima semana. A informação foi divulgada durante a reunião virtual da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da pasta, que abrange representantes das secretarias municipais de Saúde. Outros 850 bombeiros voluntários, de 30 municípios, já haviam sido imunizados durante a etapa de vacinação nas equipes de saúde

A decisão da CIB atende a pedidos fitos em março pela Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul) à Secretaria de Saúde e, na última semana, pela Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários da Assembleia Legislativa (liderada pelo deputado Elton Weber) via Casa Civil do Estado. E esclarece ruídos de interpretação em dois momentos da campanha de vacinação.

APHs

O primeiro ruído envolveu prefeituras sobre o entendimento a respeito dos grupos prioritários para imunização. Segundo o presidente da Voluntersul, Anderson Jociel da Rosa, apesar de 30 municípios terem vacinado seus bombeiros voluntários junto com as equipes de saúde, em outras 19 cidades atendidas por corporações voluntárias, o entendimento das secretarias municipais de Saúde era de que poderiam ser imunizados somente os motoristas de ambulância e técnicos em enfermagem. O que, segundo a Voluntersul, deixava as corporações em risco. 

“Além de casos de incêndio e resgates, todas as corporações de bombeiros voluntários do Estado atuam também casos de acidentes de trânsito ou doméstico e outros tipos de atendimentos pré-hospitalares (APHs). Especialmente em municípios que não contam com o Samu”, destaca o presidente. Anderson explica que, nesses casos, o pessoal que atua em incêndios ou acidentes de trânsito é praticamente o mesmo. Tanto que, das 28.414 ocorrências atendidas em 2020 pelas corporações voluntárias, 18.137 (cerca de 64%) foram de APHs. 

SEGURANÇA

O segundo ruído foi a partir da interpretação da Nota Técnica 297/21, publicada no último dia 31 pelo Ministério da Saúde, que estabeleceu a etapa de vacinação dos trabalhadores das forças de segurança e salvamento e das forças armadas. “No Rio Grande do Sul, o entendimento inicial – principalmente entre parte das prefeituras – foi de que, no caso dos bombeiros, a vacinação seria apenas para as unidades vinculadas ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado”, explica o presidente da Voluntersul. “Nesse sentido, foi importante o reconhecimento, pela CIB, da expressão ‘bombeiros voluntários’ e a relação das unidades ainda a descoberto na agenda gaúcha”, completa o dirigente.

 

Assim, na próxima semana devem ser incluídos na vacinação os bombeiros voluntários de:

Barracão

Butiá e Minas do Leão (quartel único)

Cacique Doble

Candelária

Eldorado do Sul

Faxinal do Soturno

Imigrante e Colinas (quartel único)

Jaquirana

Nova Hartz

Paraíso do Sul

Parque Eldorado

Sananduva

São Sebastião do Caí

Sobradinho

São João da Urtiga

Tapes

Teutônia

Tupanciretã

 

O município de Sobradinho já iniciou a vacinação dos Bombeiros Voluntários que atuam no município.